Últimas Notícias - Outros Materiais

Helptex, o mais avançado protetor de superfície para tecidos


Resultado das mais avançadas pesquisas em nanotecnologia, o Helptex é diferente de tudo o que existe no mercado para tecidos. É o primeiro hidro e óleo repelente de alto desempenho. É da Montana Química.

Helptex da Montana é ideal para proteção das superfícies de sofás, poltronas, cadeiras, bolsas, carpetes, almofadas e cortinas. O produto é indicado para aplicações em tecidos compostos de fibras naturais ou em mistura com sintéticas. Não pode ser aplicado em couro. Base água – portanto sem odor – e incolor, Helptex vai muito além dos seus concorrentes convencionais.

A tecnologia foi desenvolvida pela Montana com recursos e laboratórios próprios. A empresa investiu durante seis anos em Pesquisa & Desenvolvimento para chegar ao produto inovador. Segundo o químico da empresa, Dulcidio Macedo, o estudo envolveu o desenvolvimento de moléculas em escala nanométrica. “São partículas muito pequenas, invisíveis a olho nu. Para se perceber o que isto significa, considere uma praia de 1000 Km de extensão e um grão de areia de 1 mm, este grão está para a praia como um nanômetro está para o metro. Essas minúsculas partículas reagem com a fibra do tecido dando a ele o efeito da hidro e óleo repelência. O ingrediente ativo é um polisiloxano organofuncional, que também passou por exames toxicológicos e revelou-se ser um produto seguro.

Passo a passo – A aplicação de Helptex deve ser feita de uma só vez, umedecendo toda a superfície de maneira uniforme. Porém, antes deve ser feito um teste numa pequena área do tecido, para certificar-se de que não ocorrerá alguma reação indesejável como manchamento. É apenas uma precaução extra, pois, sendo o produto base água, reações adversas são muito raras. A Montana também realizou testes de aplicação sobre diversos tecidos, sem ocorrer qualquer problema. A secagem deve ser feita em local ventilado, livre de pó durante 24 horas, podendo ser acelerada com uso de um circulador de ar. Após esse período, faça o teste de repelência com algumas gotas d’água em diferentes locais do tecido. Se ainda houver absorção, aplique mais uma camada do Helptex apenas no local que apresentou falhas.

Helptex passou pelo teste de solidez à cor, em simulação de exposição ao intemperismo com ênfase para a radiação solar ultravioleta, sem qualquer alteração da cor do tecido. Nas avaliações de toque e resistência os tecidos também mantiveram-se inalterados, assim como no quesito resistência à urina de animais domésticos. As reaplicações do produto dependerão da intensidade e da frequência de uso da peça aplicada.

As embalagens de Helptex foram cuidadosamente pensadas para atender a dois grupos básicos de clientes: moveleiros e consumidores finais. Para os fabricantes de móveis, a bombona de cinco litros proporciona maior economia na linha de produção. Para o consumidor final, o borrifador de 500mL é ideal nas pequenas aplicações domésticas, inclusive na hora da manutenção.



  topo