Últimas Notícias - Outros Materiais

Nova versão do vidro líquido garante proteção de fachada de casas e prédios por até 20 anos


Problemas em fachadas causados por umidade, radiação do sol ou pichação podem ser resolvidos com o EcoGlas Pro

Uma nova versão do EcoGlas, o vidro líquido que impermeabiliza superfícies, já está disponível no mercado brasileiro e a proposta é combater alguns dos principais inimigos da conservação da fachada de casas e prédios: umidade, radiação solar e pichação.

Em paredes externas de alvenaria revestidas de tijolo, pedra e madeira, por exemplo, a água ajuda na proliferação de fungos. Em contato com o sol e a chuva, o material da parede costuma dilatar e contrair, ocasionando bolhas na pintura, trincas e descolamento das cerâmicas.

O Ecoglas Pro previne esses problemas e oferece maior resistência. “Ainda que a parede revestida sofra algum tipo de impacto, como riscos ou perfuração, o produto não tem seu desempenho afetado. Antes isso não era possível”, explica Paulo Loria, diretor da DPM Tecnologia, empresa que está comercializando o produto. Isso acontece porque a tecnologia se infiltra na superfície alterada e se mistura com as com as moléculas do material, mantendo o local protegido.

Com dióxido de sílica (SiO2) na fórmula, o Ecoglas, desenvolvido na Alemanha, é 500 vezes mais fino do que um fio de cabelo. Seu processo de impermeabilização acontece quando uma camada de 100 nanômetros reveste os materiais, criando uma trama que impede a passagem de moléculas grandes. Além do composto químico SiO2, também existe uma substância secreta na composição do produto que combate a proliferação de fungos e bactérias.
A camada protegida com o produto é flexível, respirável e antiaderente, o que facilita a limpeza do local. A nova versão possui até 20 anos de duração e é indicada para a finalização do acabamento de qualquer construção. “É uma alternativa que visa reduzir custos com manutenção da fachada, principalmente em prédios, onde é mais difícil para manter a limpeza e a estética por muito tempo”, diz.



  topo