Últimas Notícias - Outros Materiais

Aeroporto Internacional de Viracopos terá sistema de drenagem inovador

Sistema de captação de água da TIGRE-ADS é um dos mais modernos do mundo e foi escolhido por ajudar na redução do tempo de conclusão da obra

O Consórcio Construtor Viracopos (CCV), responsável pela ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, localizado em Campinas (SP), escolheu a TIGRE-ADS para fornecer a tubulação profunda que compõe o sistema de drenagem pluvial na obra. Uma das metas é reduzir ao máximo o tempo de conclusão do projeto para que o Aeroporto seja inaugurado em maio de 2014. Por isso, o CCV optou pelos tubos flexíveis de polietileno, que diminuem em até 50% o tempo de instalação em comparação a outras tecnologias. Esse é o primeiro aeroporto no portfolio de clientes da Tigre-ADS, que possui operações na América do Sul. O investimento neste projeto foi na ordem de R$ 1,9 milhão.

A principal função do sistema é captar a água da chuva e direcioná-la às galerias celulares que realizam o deságue no corpo receptor final. As tubulações da TIGRE-ADS estão sendo instaladas nas pistas de taxiamento e pátios de aeronaves. Cerca de 50% da obra já está concluída. A drenagem pluvial nas pistas e pátios é fundamental para que a água não se acumule na superfície do pavimento, o que colocaria em risco a operação do aeroporto.

“Nós do CCV, ficamos muito satisfeitos em poder implementar no projeto do Aeroporto de Viracopos, em parceria com a TIGRE-ADS, mais uma solução inovadora de sucesso”, afirma Ewerton Oliveira, Gestor Executivo de Operações do Consórcio Construtor Viracopos

A TIGRE-ADS é uma joint-venture da Tigre com a americana ADS (Advanced Drainage Systems Inc.) e conta com uma fábrica em Rio Claro (SP), inaugurada em 2011. Desde então, tem firmado contratos importantes em obras de relevância no Brasil, como por exemplo, o Sambódromo no Rio de Janeiro, a Prefeitura de São Paulo e alguns dos estádios sede dos jogos da Copa. “O sistema de drenagem pluvial é o carro-chefe da companhia e representa cerca de 70% dos nossos negócios. Existe uma grande possibilidade de ampliarmos o contrato com o CCV para outras áreas do terreno, como o estacionamento de carros”, completa José Antonio Cattani Xavier, gerente-geral da TIGRE-ADS.

Os principais benefícios dessa solução são alta rigidez estrutural capaz de suportar cargas externas, vedação 100% eficiente e instalação fácil, os quais permitem menor esforço da equipe, menos tempo de máquinas e equipamentos de montagem e economia na utilização de argamassas. O sistema de drenagem do Aeroporto inclui tubos de 600 mm, 750 mm, 1050 mm, 1200 mm e 1500 mm.

A linha N-12 WT (Water Tight) da TIGRE-ADS é composta por tubos com parede dupla, corrugada na parte exterior e lisa na parte interior. Seu sistema de união ponta e bolsa é feito por um encaixe, sendo a bolsa mais alargada. A bolsa é mais resistente à distorção, corte e rachadura e reforçada com duas bandas cerâmicas de 50 mm e dois anéis de vedação.

Vantagens TIGRE-ADS Linha N-12

Comparação

TIGRE-ADS – PEAD

Outras tecnologias

Quimicamente inerte

Variação de pH de 1,5 a 14

Variação de pH de 3 a 12

Eficiência hidráulica

Manning = 0,009 a 0,012

Manning = 0,009 a 0,017

Vida útil

75 anos

30 anos

Peso

1200 mm = 40 Kg/m

1200 mm = 1360 Kg/m

Instalação

1200 mm = 24 tubos

1200 mm = 144 tubos

Comprimento dos Tubos

Barras de 6 metros

Tubos de 1 metro

Quantidade de Emendas

144 m = 23 pontos de junção / emendas

144 m = 143 pontos de junção

Tempo de instalação

50% mais rápido

 

 



  topo