Últimas Notícias - Outros Materiais

Residencial sustentável


Edifícios sustentáveis já representam 10% de todo o investimento realizado na construção civil no país, cerca de 14 bilhões de reais. Normalmente o investimento inicial de uma imóvel sustentável frente os demais construídos de modo convencional variam entre 5 e 10% de acréscimo e podem gerar economia aos futuros usuários entre 10 e 20%.

O Brasil já ocupa um lugar de destaque entre os edifícios construídos com atributos sustentáveis tanto comerciais como residenciais, atualmente somos o quarto país que mais investe nas novas tecnologias em favor das pessoas e do meio ambiente.

Um exemplo de quanto evoluímos no morar com consciência ecológica está no bairro Novo Campeche em Florianópolis(SC) que se caracteriza por atrair um público de pessoas bem-sucedidas que buscam a qualidade de vida junto à natureza. Com a entrega das chaves do empreendimento Neo Next Generation, este público tem agora a opção de morar em um imóvel que destaca estes atributos de forma inovadora e funcional.

Ao buscar as melhores tecnologias disponíveis de reuso e conservação da água e de aproveitamento e geração de energia solar e eólica, o projeto do Neo permitiu independência para o aquecimento de água de todos os apartamentos e áreas comuns sem necessitar da rede pública, de maneira limpa e sustentável, sem o uso de nenhum combustível fóssil.

Respeito à natureza, sem abrir mão do conforto e da sofisticação de um empreendimento de alto padrão. Com esta combinação, o Neo se posiciona como o imóvel do futuro agora - o primeiro no Brasil a ter gerador próprio de energia eólica - e os moradores das 24 unidades do condomínio podem celebrar estes atributos numa área social de lazer que é um verdadeiro Clube Privê, cercado pela natureza e a apenas 300 metros de distância da praia.

“A ideia é que cada morador possa desfrutar juntamente com seus vizinhos o privilégio de fazer parte de um empreendimento à frente do seu tempo nos quesitos de sustentabilidade, com um conforto surpreendente”, afirma o arquiteto Jaques Suchodolski, idealizador do projeto.

Para isso, a área de convivência para as famílias dos moradores do Neo oferece opções de lazer que incluem piscina com raia de 21 metros, spa, espaço gourmet com churrasqueira e equipamentos de alto padrão, TV com tela de 62 polegadas, lounge com mesa de sinuca, espaço fitness e mobiliário com design, num contexto onde os detalhes de qualidade e acabamento fazem toda a diferença.

A composição e decoração dos espaços de lazer foi realizada em parceria com escritório Arte & Arquitetura e privilegiou a integração com a natureza, num paisagismo composto por espécies nativas de grande beleza como o ingá feijão e o butiá, entre outras.

E ali mesmo no jardim, os moradores podem vivenciar na prática os benefícios de um sistema racional de consumo de energia, onde o sofisticado sistema de captação de energia natural e limpa comanda de forma automatizada e sem desperdícios o tratamento e reuso da água dos sanitários para regar as plantas.

No alto das duas torres residenciais, as duas turbinas eólicas captam a energia do vento, enquanto os coletores solares captam a energia do sol, para juntos aquecerem toda a água consumida por aqueles que estão curtindo os momentos de lazer em sua morada. Um local onde o lixo é descartado corretamente, em uma composteira e no cuidadoso sistema de reciclagem, com unidades de descarte individuais.

Quando retornam aos seus apartamentos, os moradores podem desfrutar do conforto térmico e da economia gerada pela escolha das tijoletas que revestem a construção e minimizam a necessidade do uso de ar condicionado, bem como das grandes aberturas que oferecem o aproveitamento máximo da luz natural.

Um conceito complementado pelos cuidados no isolamento acústico dos ambientes - com esquadrias de PVC, manta de PET reciclado nos forros e lajes reforçadas - que oferecem o máximo de conforto e privacidade em cada apartamento.

“Fui buscar as mais modernas tecnologias para criar um empreendimento verdadeiramente revolucionário, que levasse o conceito de sustentabilidade aos mínimos detalhes, onde o conforto deveria estar diretamente atrelado à funcionalidade e o respeito ao meio ambiente”, resume Jaques Suchodolski.

E assim, em cada detalhe de suas especificações, o Neo oferece os atributos buscados por aqueles que desejam minimizar a sua pegada humana dentro do contexto urbano, mas sem abrir mão do que a vida tem de melhor.



  topo