Últimas Notícias - Outros Materiais

Henkel inaugura maior fábrica de adesivos do mundo na China

A Henkel, líder global em marcas e tecnologias nas áreas de Adhesive Technologies, Beauty Care e Laundry & Home Care, acaba de inaugurar sua maior unidade de produção na China, com 150 mil metros quadrados. Esta planta será a unidade central de produção de adesivos industriais na China e região da Ásia Pacífico e atenderá clientes da indústria automotiva e de diversos setores de bens de consumo. A produção anual está prevista para chegar a 428 mil toneladas de adesivos.

“Esta nova fábrica de adesivos irá contribuir significativamente para a realização da nossa estratégia para 2016: permitirá a expansão de nossa produção de adesivos e irá alavancar nosso alcance mundial, além de ganhar participação de mercado em países emergentes”, afirmou Kasper Rorsted, CEO Global da Henkel. A cerimônia de inauguração contou com a presença de vários políticos e empresários chineses, além da Dr. Simone Bagel-Trah, presidente do Conselho de Administração e do Comitê de Acionistas da Henkel. A empresa já está gerando 45% do total das suas vendas em mercados emergentes enquanto 55% de seus colaboradores estão localizados nesses países. Uma das metas financeiras da Henkel para o ano de 2016 é aumentar as vendas geradas em mercados emergentes para 10 bilhões de Euros, enquanto tem como meta alcançar um total de vendas de 20 bilhões de Euros.

“A inauguração da ‘Dragon Plant’ é um marco importante para nós e para nossos clientes”, comentou Jan-Dirk Auris, Vice-Presidente Executivo de Adhesive Technologies da Henkel. “Ter esta grande unidade de produção nos aproxima de nossos clientes da região, não apenas geograficamente, mas também reforçando nosso compromisso com a parceria em inovação e em busca do sucesso mútuo”, concluiu.

As operações da Henkel estarão concentradas na região da grande Xangai na Shanghai Chemical Industry Park e, assim, estará ampliando significativamente suas capacidades para tecnologias atuais e futuras. Esta iniciativa faz parte do programa contínuo da empresa para consolidar e otimizar a sua rede de produção mundial.

A crescente demanda por adesivos na região da Ásia Pacífico

A Henkel já investiu mais de 50 milhões de Euros na fábrica e vai empregar cerca de 600 pessoas. Com esta fábrica, a Henkel – a maior fabricante mundial de adesivos - está respondendo a uma crescente demanda por tecnologias de adesivos industriais na China e região Ásia Pacífico.

A China já tem avançado para se tornar o maior mercado global de automóveis, com uma base de produção nacional em rápida expansão. O país é também um dos maiores produtores de equipamentos esportivos e produtos eletrônicos. Nestes, e em muitos outros setores, os adesivos estão sendo cada vez mais utilizados, uma vez que tornam os produtos mais leves e melhoram o seu desempenho, enquanto ajudam a tornar os processos de produção mais sustentáveis.

Sustentabilidade na produção

A “Dragon Plant” é um modelo de sustentabilidade e eficiência. Comparada com uma fábrica de produção tradicional, a nova unidade da Henkel utiliza apenas a metade da quantidade de água, graças aos sistemas de recuperação de água condensada, enquanto a reciclagem reduziu o volume de materiais de embalagem em 60%, e o uso da eletricidade para a iluminação da fábrica foi cortada em 90%, devido à cobertura especial translúcida que permite a entrada de luz natural. Há ainda um sistema de recuperação do calor residual e a fábrica também possui equipamento de enchimento inovador projetado para evitar vazamentos e derramamentos de adesivos.

Como fornecedora para muitas indústrias diferentes, a Henkel abriu a sua primeira unidade de produção na China em 1990, apenas dois anos após ingressar no mercado local. A partir dessa primeira fábrica, a Henkel serviu de apoio para outras unidades industriais que estavam começando a trabalhar na região. Desde então, a empresa tem continuado a produzir adesivos neste país da Ásia Oriental com constante aumento das vendas.



  topo