Últimas Notícias - Outros Materiais

Gerente de tecnologia do SIAMFESP dá dicas de construção antecipando um dos temas da EXPO ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

A utilização de torneiras dotadas de sensores de presença, ou com fechamento temporizado, pode gerar uma economia de até 65% no consumo de água

A Expo Arquitetura Sustentável, nova feira de construção, arquitetura, decoração e setores correlatos da Reed Exhibitions Alcantara Machado já nasce com a qualidade de unir diversos setores e entidades ligadas à construção ecologicamente correta no Brasil. Uma delas é o Siamfesp - Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo. O gerente de tecnologia da entidade, Roney Honda Margutti, faz uma análise da construção sustentável no país.

Ele acredita que, até agora, o principal desafio está relacionado às obras e construções já existentes. “Nem sempre é possível de se adotar a melhor solução ambiental em um projeto que já tenha nascido com alguns vícios como, por exemplo, excesso de tubulações e distribuição dos cômodos”, analisa. Entretanto, sempre é possível executar melhorias. “A indústria está constantemente evoluindo e inovando: em uma reforma é possível reutilizar materiais da própria obra, desde tijolos, que podem ser reassentados, até as torneiras que podem ser reformadas realizando apenas a substituição de seu mecanismo de MVS (mecanismo convencional) pelo cerâmico de um quarto de volta, que economiza água e dura muito mais, e seu preço não é muito diferente”.

Margutti explica que é possível para o pequeno construtor reutilizar materiais não ferrosos em suas obras. “Ele além de reutilizar, pode transformar ou construir uma edificação sustentável, podendo em alguns casos realizar uma substituição, ao invés da reutilização de um produto. Por exemplo, ele pode substituir torneiras convencionais por torneiras automáticas. A utilização de torneiras dotadas de sensores de presença, ou com fechamento temporizado, podem gerar uma economia de até 65% no consumo de água, pois as mesmas estarão abertas somente quando estiverem em uso. Tanto nas novas construções ou nas reformas, outro fator chave para se garantir que uma construção seja considerada sustentável está no planejamento e no cuidado durante a sua construção”. Outro exemplo são as esquadrias que possuem maior retenção de calor, que por conseguinte evitam a utilização excessiva dos aparelhos de ar condicionado.

Tornar a construção e arquitetura sustentável assuntos mais próximos do consumidor, engenheiro, arquitetos é uma das principais motivações da Expo Arquitetura Sustentável - Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração, evento criado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, e que acontece de 26 a 28 de agosto de 2014, no Expo Center Norte, em São Paulo. A promotora lança a nova feira com todo o know-how de organizadores e promotores de quatro edições de Greenbuilding Brasil, também realiza há 20 anos a Feicon Batimat, maior feira de construção civil na América Latina, Expolux - Feira Internacional da Indústria da Iluminação, Febrava - Principal feira do setor de HVAC-R e Feicon Nordeste.

Serviço:
Expo Arquitetura Sustentável – Feira Internacional de Construção, Reforma, Paisagismo e Decoração.
Data: 26 a 28 de agosto de 2014
Local: Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho - São Paulo - SP
Horários: Exposição: 11h às 20h / Conferência: 9h às 18h



  topo