Últimas Notícias - Outros Materiais

Artista plástico usa produtos Sika em seu trabalho homenageando o Forte de Copacabana

Quem passeia pela orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, se surpreende com as esculturas feitas nas areias da praia pelo artista plástico Rogean Rodrigues. A primeira reação das pessoas é de admiração, impressionadas com as obras criadas pelo autor apenas com a matéria prima encontrada ali mesmo, a areia.

DSC03033_1100x825
O artista, que já possui 20 anos de trabalho, foi um dos escolhidos para homenagear os 100 anos de Cultura e Civismo, do Forte de Copacabana. O artista plástico esculpiu – em apenas cinco dias – toda uma estrutura alusiva ao Forte nas areias da praia.

Desde 2012 a Sika é apoiadora de Rogean. Além da água, o escultor utiliza o impermeabilizante Sika 2, para dar durabilidade, manter a escultura e protegê-la do vento e da chuva. Outro produto utilizado foi o Sika Chapisco Plus, para compactar a areia no momento da criação.

 

O Artista
Iniciou aos 12 anos, como ajudante do colombiano, Alonso Gomez Díaz, que viajava o mundo fazendo esculturas de areia e se estabeleceu no Brasil para fazer seus trabalhos nas praias cariocas. Alonso foi um mestre para Rogean.

Atualmente, seus principais temas são castelos e os eventos, principalmente, de cunho internacional, como a visita do Papa ao Brasil, a Jornada Mundial da Juventude e o mais recente, a Copa do Mundo 2014. O artista plástico esculpiu em diferentes pontos da praia diversos trabalhos direcionados para o mundial de futebol. Em um ponto desenhou o mascote Fuleco, em outro, a taça da copa, alguns jogadores de varias seleções diferentes e o gigantesco estádio do Maracanã, construído em um espaço reservado para os torcedores assistirem aos jogos. Os trabalhos demoram de 5 a 15 dias para ficarem prontos e podem durar até três meses.

Rogean já expôs seus trabalhos em vários países, como a Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Ilhas Mauricios e nas Ilhas Maldivas, no Mar Asiático.

Centenário do Forte de Copacabana
Inaugurado em 28 de setembro de 1914, após seis anos de construção, o Museu Histórico do Exército do Forte de Copacabana, conserva suas características originais, com suas muralhas externas voltadas ao mar, de 12 metros de espessura, equipada por dois canhões de 305 mm, dois canhões de 190 mm e duas torres de canhões de 75 mm.

A escultura em alusiva ao Forte de Copacabana ficará em exposição até outubro de 2014.

 



  topo