Últimas Notícias - Outros Materiais

Tecnologia aplicada a telas agrícolas reduz em até 20% o consumo de água na lavoura e é alternativa para a seca no inverno

Investimento acessível garante o manejo com um quinto da água consumida, menos energia e outros benefícios, como ganho em produtividade e qualidade na plantação

Economia de até 20% de água na lavoura é uma das vantagens que o cultivo protegido oferece. As telas agrícolas lançaram mão da tecnologia para que o produtor otimize suas plantações sem sofrer com as oscilações de clima, como períodos de seca ou geada. A STM Telas apresenta na 22a Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, em Holambra (SP), entre os dias 17 e 19 de junho, as principais inovações tecnológicas no mercado de telas para a lavoura.

Compostas por duas camadas de polietileno de alta densidade e uma de alumínio, as telas Aluminet usam tecnologia para diminuir a entrada de radiação na lavoura durante o verão. No inverno, o manuseio da tela – deixando-a recolhida durante o dia e estendida durante a noite – atrasa a saída das ondas térmicas, evitando perdas na lavoura. Durante todo o ano, a Aluminet contribui para o rendimento da plantação por meio do efeito da difusão de luz, que aumenta a fotossíntese. São várias categorias de telas, e a cor determina a intensidade luminosa. “Quanto mais luz difusa, menor a temperatura dentro da estufa”, explica Natalia Ravanhani, consultora e diretora da STM. O uso da tela correta garante economia para o cultivo protegido, reduzindo drasticamente os gastos com a estufa, que podem variar de 500 a 800 mil Reais por ano com as técnicas de aquecimento tradicionais.  

Outro destaque é o Mulch Embossado, uma recém-lançada tecnologia de filmes voltados para o solo com maior flexibilidade e resistência da tela, permitindo maior aderência ao solo e prevenindo a formação de bolsões de ar que podem causar a queima das raízes. O uso do Mulch possibilita a redução da perda de água por evaporação do solo em até 60%. “Essa técnica mantém a umidade do sistema radicular das plantas - zona da raiz – aumentando a reserva e absorção de água e nutrientes”, esclarece Natalia.

STM Telas – Polysac
22a Hortitec
Pavilhão da Expoflora, Av. Maurício de Nassau, 675, Holambra/SP



  topo