Últimas Notícias - Outros Materiais

Solvay lança Efficium, uma sílica inovadora para aumentar a produtividade da fabricação de pneus automotivos

A Solvay está fazendo o lançamento mundial de Efficium, uma sílica de alta dispersabilidade (HDS, na sigla em inglês) para aumentar a produtividade e flexibilidade nos processos de fabricação de pneus automotivos. O lançamento da novidade ocorre nesta semana durante a Tire Technology Expo, em Colônia, na Alemanha.

A sílica de alta dispersabilidade já é uma referência para os pneus automotivos de eficiência energética e de alto desempenho --- conhecidos como pneus verdes ---, que contribuem para redução de combustível e de emissões de CO2.

Com a nova sílica Efficium, a empresa oferece benefícios inovadores para a indústria automotiva. Permite o aumento da produtividade, devido às suas qualidades de mistura com a borracha, de melhorar o controle de silanização e reformulação, do rendimento na extrusão, sem comprometer o desempenho do pneu como a resistência ao rolamento, ao desgaste e a aderência do pneu ao piso. Efficium facilita fortemente a conversão de uso do negro de fumo para sílica de alta dispersabilidade.

"Nós reconhecemos as necessidades dos fabricantes de pneus por uma tecnologia de sílica com custo competitivo para diferenciar a sua oferta de produtos com uma solução inovadora que também alcança os mais exigentes requisitos de eficiência de energia e de segurança ao automóvel. Efficium é uma resposta a essas necessidades, em um nível superior a outras sílicas ou soluções à base de sílica", diz Christian Léger, Diretor Global de Negócios da Solvay Sílica. "Efficium fornece uma solução única e flexível para atender às necessidades globais de mobilidade sustentável", acrescenta.

Características técnicas diferenciadas - A vantagem de Efficium é caracterizada por viscosidade Mooney mais baixa, menor sensibilidade à temperatura, melhor estabilidade dimensional do perfil durante a extrusão e tempo de armazenamento prolongado da borracha não vulcanizada. Todas essas características resultam em um produto mais versátil, para uma gama maior de aplicações para carros de passeio, veículos comerciais e caminhões de carga pesada.

“Para compostos de banda de rodagem de pneus de caminhões, a sílica Efficium apresenta benefícios significativos de produtividade de até 30% em mistura e extrusão, enquanto o desgaste e a resistência ao rolamento atendem e podem até superar os níveis de referência”, revelaJean-Francis Spindler, Diretor de Pesquisa e Inovação da Solvay Sílica.

Os fabricantes de pneus são especialistas quando o assunto é equilibrar critérios conflitantes, como mínima resistência ao rolamento, ótima aderência em pisos molhados e produção econômica. Efficium oferece todas essas características em um pacote que trata de produtividade e desempenho para atender as necessidades dos clientes e do mercado.

Para atender à demanda esperada do mercado, além de testes feitos pelos principais fabricantes de pneus, a Solvay está disponibilizando a sílica Efficium globalmente a partir de três fábricas diferentes, conforme sua política de gerenciamento de negócios dessa área da empresa.



  topo