Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

ABIQUIM confirma Sustentabilidade como Norte da Indústria Plástica


Associação reforça necessidade de materiais “verdes” como fonte de valor. Dow, expositora da Feiplastic, tem investimento de US$ 1,8 bilhão/ano em P&D.

Para a Dow, empresa expositora da FEIPLASTIC 2013 – Feira Internacional do Plástico, desenvolver materiais com reduzido impacto ambiental representa o cumprimento de um compromisso corporativo firmado há oito anos, quando, em 2005, a companhia estabeleceu metas globais para 2015, na busca por soluções para desafios como proteção ambiental, garantia de saúde, eficiência energética, relacionamento com comunidades e segurança.

Entre os objetivos globais estabelecidos pela Dow estão o aumento em 10% do percentual de vendas de produtos beneficiados pela química sustentável e o investimento anual de US$ 1,8 bilhão em Pesquisa e Desenvolvimento, com foco nos desafios energéticos e nas questões relacionadas a alimentos, água, transporte e habitação. “O time de Plásticos da Dow está plenamente alinhado às metas corporativas da companhia, e comprometido em desenvolver e oferecer ao mercado brasileiro soluções inovadoras e sustentáveis para diversos desafios e problemáticas da cadeia de valor do plástico”, afirma Letícia Jensen, diretora de vendas de Plásticos de Performance para o Brasil.

Os valores transmitidos pela Dow em seus produtos estão alinhados com as inovações em produtos e soluções presentes na Feiplastic. A Dow fornece polímeros de alto desempenho desenvolvidos para atender demandas de diferentes mercados com redução do impacto ambiental. Jensen adianta. Um dos destaques na feira será a nova geração de embalagens flexíveis, ideal para o mercado de food service, e que permite consumo total do produto evitando desperdícios, além de apresentar menor volume para transporte e descarte quando comparadas às embalagens rígidas tradicionais. Outra tecnologia é o microespumado (microfoaming), que propicia a fabricação de filmes com menor espessura e menor peso, reduzindo assim, o impacto da embalagem. A Dow conta ainda com soluções que fomentam a cadeia de reciclagem, como o stand up pouch 100% PE (polietileno), uma embalagem patenteada pela Dow e uma alternativa a filmes multimaterial; e a nova solução para termoformagem flexível. “Nossos especialistas detalharão os benefícios dessas e de outras soluções durante o evento”, afirma Jensen. Outros destaques serão o filme Diamanto™, tecnologia que combina rigidez, brilho e transparência, e se configura como uma nova alternativa para substituir filmes de CPP e BOPP. Para o mercado de higiene e medicina destaca-se a resina de fibra ASPUN™, material a base de polietileno e alternativa para a produção de fibras para não tecidos ultrassuaves, aplicados em artigos higiênicos e médicos descartáveis.

As tendências apontadas pela Dow são confirmadas como caminho para o futuro dos plásticos industriais, de acordo com Luciano Guidolin, coordenador da comissão de Resinas Termoplásticas da Associação Brasileira da Indústria Química, Abiquim. Segundo ele, é crescente o interesse do mercado por “polímeros que aumentem o prazo de conservação do conteúdo armazenado em embalagens plásticas ou soluções que facilitem sua reciclagem”. Nessa busca por uma qualidade cada vez maior, a Sustentabilidade é apontada como fator-chave. “É o tema central na agenda da indústria petroquímica brasileira, que tem apresentado avanços significativos em todas as suas dimensões – comenta Guidolin – Não estamos falando somente da produção conforme as regulamentações e melhores práticas vigentes, mas também da fabricação de produtos com redução de impacto ambiental, e que possibilitem ganhos para a cadeia em sua utilização, como a redução do peso dos produtos finais ou do consumo de energia para transformação”.

Mais Informações:

Feiplastic – Feira Internacional do Plástico 2013
Data:
20 a 24 de maio de 2013
Horário:
Segunda a sexta das 11h às 20h
Local:
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo – SP – Brasil
http://www.feiplastic.com.br/



  topo