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Congresso sobre Veículos Elétricos tem participação confirmada da Anfavea


Entre outros debates sobre os cenários e as tecnologias voltadas aos veículos elétricos e híbridos, a entidade trará a discussão sobre proposta sugerida para a criação de novas tecnologias para os veículos elétricos e híbridos ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

A Associação Nacional dos Fabricantes dos Veículos Automotores (Anfavea), que apresentou em 5 de julho ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, proposta das montadoras para a introdução de novas tecnologias de propulsão para automóveis e comerciais leves, é presença confirmada no maior Congresso sobre veículos elétricos da América Latina, que será sediado em São Paulo, nos dias 11 e 12 de setembro, no Expo Center Norte. O evento será realizado em paralelo ao 9° Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, que tem início no dia 10.

Na ocasião, o vice-presidente da Anfavea, Antônio C. Prataviera Calcagnotto, participará de painel com o tema “Carros elétricos no Brasil: perspectivas dos fabricantes”, e comentará sobre o estímulo e as barreiras para a penetração dessa modalidade de transporte no país.

A proposta da associação, que classifica os tipos de híbridos e elétricos e prevê desenvolvimento local dessas novas tecnologias, vem ao encontro das necessidades do cidadão brasileiro, cada vez mais consciente e menos conservador em relação à utilização de veículos elétricos. Hoje em dia, em função das crescentes exigências por redução nas emissões e por ações sustentáveis, cresce a quantidade de desenvolvimento no setor em busca de tecnologia mais eficiente e com custos mais acessíveis.

Cerca de três milhões de veículos leves elétricos deverão circular pelo mundo em 2020. Em 2025, serão 10 milhões e, e em 2030, esse número deve chegar a 19 milhões de unidades, de acordo com dados da Associação Brasileira de Veículos elétricos (ABVE).

No Brasil, a tendência é que a quantidade desses veículos também cresça ainda mais com a divulgação das novas tecnologias – que deixam de ser protótipos e passam a compor o portfólio de modelos de linha das montadoras – e com incentivos governamentais como o solicitado hoje. No Paraná, por exemplo, tramita na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) um projeto que prevê aisenção de ICMS aos veículos de passageiros que contenham motores a combustão e elétricos.

O principal fórum sobre veículos elétricos da América Latina - Diante desse cenário, a troca de informações tecnológicas, o esclarecimento de mitos e fatos em torno da questão do fornecimento, duração e abastecimento de energia, além da performance de tais veículos se torna urgente, tanto para o benefício ambiental, quanto para que esse tipo de tecnologia seja cada vez mais acessível à população.

Dessa forma, a 9ª edição do Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias tem o objetivo de ser o principal palco para o fomento da inovação no campo dos veículos elétricos.

Ricardo Guggisberg, diretor do Salão, afirma que o evento vem popularizar os benefícios dos veículos elétricos e acabar com os mitos sobre eles. “É importante que a população conheça as novas tecnologias que contribuem para a melhoria do cotidiano. Só com a popularização da mobilidade elétrica é que teremos um aumento na demanda desse tipo de veículo no país, o que fará com que ele se torne cada vez mais acessível no mercado”, afirma Guggisberg.

O evento, um dos mais importantes do segmento na América Latina, reunirá os maiores fabricantes de veículos elétricos - desde carros, ônibus, motos, bicicletas, patinetes e até cadeiras de rodas - e componentes. Entre eles: Mercedes, CPFL, Renault/Nissan, Toyota, Eletrabus, Auxter, Still, Moura, Weg e DropBoards, e conta com o patrocínio da UTE Norte Fluminense, Rádio Sul América Trânsito e da Itaipu Binacional.



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