Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

Dyneema, da DSM, reduzirá emissão de gases da Air France-KLM


Desenvolvimento de redes mais leves de carga é fruto de cooperação entre Air France-KLM-Martinair Cargo, AmSafe Bridport e DSM.

A DSM, empresa global voltada às Ciências da Vida e Ciências de Materiais, em uma parceria com a Air France-KLM-Martinair Cargo e a AmSafe Bridport, desenvolveu redes de transporte para aviões cargueiros com o material DSM Dyneema, a fibra mais resistente do mundo. Com ela, a Air France-KLM conseguirá reduzir em toneladas a emissão de dióxido de carbono de suas aeronaves, anualmente. Agora, uma rede poderá economizar mais de 790 litros de combustível, o que significa reduzir as emissões de CO2 em mais de 2,5 toneladas por rede, a cada ano.

O presidente da DSM na Holanda, Atzo Nicolaï, acredita que o produto é um grande exemplo da filosofia bright science to create brighter living da empresa, e do espírito colaborativo entre seus parceiros industriais. “Estamos muito orgulhosos. Com suas características de alta força e baixo peso, Dyneema pode ter um grande impacto positivo no planeta e nas pessoas, assim como no lucro de nossos clientes”.

As primeiras redes, desenvolvidas com fibra de polietileno com moléculas de alta densidade (UHMwPE), fabricadas pela DSM Dyneema, foram formalmente entregues no aeroporto de Schipol, em Amsterdã, em julho de 2013. Produzidas pela AmSafe Bridport, líder mundial em tecnologias de contenção, o material será futuramente utilizado por todas as aeronaves operadas pela Air France-KLM-Martinair Cargo, serviço especializado em carga do grupo Air France-KLM.  Trata-se da primeira grande companhia aérea a substituir as redes convencionais dos pallets, feitas de fibra de poliéster (PET). A Air France-KLM-Martinair Cargo, a AmSafe Bridport e a DSM têm colaborado no desenvolvimento e testes de redes ultraleves por vários anos. Com sucesso, produziram uma solução que pesa cerca de 9 kg, metade daquela feita tradicionalmente de fibra de PET.

“Somos a primeira grande companhia aérea que utilizará as novas redes com Dyneema®”, explica Camiel Eurlings, da Air France-KLM. “Estamos comprometidos em reduzir nossa pegada de carbono, e nossos esforços estão sendo reconhecidos. Pelo oitavo consecutivo, a Air France KLM figurou no topo do índice Dow Jones de Sustentabilidade, no setor aéreo”. Já Ian Kentfield, da AmSafe Bridport, destaca a parceria entre as três empresas, que resultou em inovações significativas para a redução de emissões de gases. “Entregar um novo produto a clientes demanda uma boa compreensão de suas necessidades e requisitos”.

 



  topo