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Com motor compacto turbinado, Renault Captur estreia em 2014


A Renault define o Captur como "crossover urbano": uma tentativa de juntar em um mesmo carro características de monovolume, SUV (utilitário esportivo) e hatch. Avaliado em estradas ao redor de Paris, o modelo deslizou em silêncio sobre o asfalto perfeito.

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O motorista brasileiro poderá fazer a avaliação pessoal em pouco mais de seis meses, embora as condições do piso não sejam as mesmas. O Captur será a maior aposta da marca para o mercado nacional em 2014.

PARECE UM HATCH
A parte SUV do modelo aparece na distância do solo, nos estribos e nas proteções de soleira externa. Já o desenho e o conforto ao dirigir remetem aos hatches médios.

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A versão testada pela Folha trazia motor 1.2 turbo a gasolina (120 cv), opção que equipará o Captur vendido no Brasil.

O carro tinha pintura "Arizona", um laranja escuro, com detalhes em preto. O mesmo padrão de cores foi seguido nos bancos, que trazem uma novidade interessante: as capas são removíveis e podem ser lavadas na máquina de casa.

O porta-luvas também traz uma solução interessante, funcionando como gaveta.
Outra boa ideia é a opção "Eco". Trata-se de um botão no console central que, segundo a montadora, possibilita redução de até 10% no consumo. Quando está acionado, esse sistema torna a aceleração mais lenta.


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Mas o grande barato do carro é a caixa de câmbio de seis marchas com dupla embreagem. As trocas são feitas rapidamente, sem sobressaltos.

IMPORTADO
Os primeiros lotes do Captur serão importados da Espanha. O volume contemplará quase toda a cota de 9,6 mil veículos que a Renault tem direito de trazer sem a sobretaxa do Imposto de Importação, de acordo com as regras do programa Inovar-Auto.
A partir de 2015, o carro será feito na fábrica da marca em São José dos Pinhais, no Paraná.

Embora o preço ainda não esteja definido, a Renault deverá posicionar o modelo na faixa que vai de R$ 65 mil a R$ 70 mil.

Portanto, haverá disputa direta com o novo EcoSport PowerShift (a partir de R$ 64.960), que também traz câmbio automatizado de dupla embreagem. Outro rival será o Chevrolet Tracker, que chegará às lojas em breve. O primeiro round dessa disputa será no primeiro semestre do ano que vem
Fonte: Folha/ Fábio Seixas



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