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Feiplastic – Primeiro poliéster Arnite



Como resultado da diminuição contínua dos motores, em particular no segmento de automóveis compactos, as temperaturas no compartimento do motor aumentam, exercendo uma maior pressão sobre os componentes de plástico usados nesta área. Além disso, são usados globalmente componentes eletrônicos idênticos em veículos novos e usados. Por esse motivo, é necessário que essas peças suportem uma vasta gama de temperaturas e umidade. Como tal, há uma maior procura de materiais que mantêm as principais propriedades tais como força, rigidez e resistência a impactos sob condições exigentes de calor e umidade.

“As peças moldada por injeção a partir de PET convencional perdem até metade de sua resistência à tensão após 1000 horas a 85 oC e umidade relativa de 85%”, afirmou Wouter Gabrielse, diretor do segmento automotivo da DSM. “As peças fabricadas com o novo Arnite A HR resistente à hidrólise da DSM mantêm cerca de 90% de sua resistência inicial sob as mesmas condições. Isso foi comprovado em condições simuladas em nosso laboratório. O desempenho obtido é espetacular.”

O Arnite A HR está disponível com níveis de reforço de fibra de vidro de 35% e 50%. O Arnite A HR permite a substituição de metais ou plásticos de engenharia com custos mais elevados, tais como poliftalamidas (PPA) e sulfuretos de polifenileno (PPS) em peças automotoras que requerem uma precisão dimensional elevada, e boas resistência química e propriedades mecânicas. Permitirá que os fabricantes de automóveis reduzam os custos e o consumo de combustível, por meio da diminuição do peso.

Este poliéster está sendo usado em várias aplicações automotivas para o compartimento do motor, incluindo corpos de válvulas de aceleração, sensores, invólucros das válvulas de controle de ar, tampas de controle eletrônico da aceleração (ETC) e recirculação dos gases de escape (EGR), bem como em sistemas de ignição. O novo produto, além de ser altamente resistente à hidrólise, também possui rigidez, força e estabilidade dimensional elevadas. “O Arnite A tem demonstrado ser um material apropriado para aplicações automotivas de segurança como corpos de válvulas de reforço do ferio há muitos anos”, afirmou Gabrielse. “Com o novo nível de resistência à hidrólise, podemos avançar para aplicações que estão mais próximas do motor e que até agora nunca tinham sido obtidas com PET.”

Mais informações- www.dsm.com/automotive e www.arnitel.com



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