Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

Em que consiste a obra do Itaquerão (Estádio do Sport Club Corinthians)



O Estádio do Sport Club Corinthians, popularmente conhecido como Itaquerão, é um novo estádio sendo construído para a Copa de 2014, sediada no Brasil e que será usada também como nova sede do Corinthians. Localizado no bairro de Itaquera, zona leste do município de São Paulo, este estádio é um projeto de 2010 realizado pelos arquitetos Coutinho, Diegues e Cordeiro (do escritório CDC) e do escritório DDG, além da Werner Sobek, no projeto da estrutura. A previsão da construção é de 2011-2013, antes do início da Copa.

O projeto trabalha com basicamente dois tipos de estruturas: convencionais de concreto e metálicas. A estrutura metálica será usada somente na cobertura e, juntamente com o material translúcido que se pretende usar, pretende criar uma grande sensação de leveza. Essa estrutura será feita através de treliças feitas de barras metálicas. O escritório alemão Werner Sobek foi encarregado dessa parte da estrutura e disse estar trabalhando em uma estrutura o mais leve possível, conseguindo não só a sensação visual desejada como uma economia na construção, pois com a cobertura mais leve, os apoios e fundações que transportam as cargas podem ser otimizados, reduzindo os custos com materiais. Outra parte interessante da estrutura são as arquibancadas temporárias, em estrutura metálica com degraus de concreto pré-moldado. Essas estruturas serão desmontáveis. Para isso, os materiais usados e seus comportamentos foram cuidadosamente estudados, possibilitando o menor uso possível de materiais.

Inicialmente, toda a estrutura seria feita com perfis e tubos metálicos pela facilidade de montagem e pela leveza que esse tipo de estrutura confere a obra como um todo. Contudo, estruturas metálicas ainda têm custos elevados, tornando-se necessário optar por outro sistema estrutural. É utilizado então um sistema convencional em concreto (parte pré-moldado, parte moldado in loco), mas a estrutura da cobertura é mantida metálica, pois outro tipo de estrutura implicaria em uma mudança do projeto e do seu partido. Se não fosse utilizado esse tipo de estrutura, o grande vão idealizado não poderia ser realizado, pelo menos não com a leveza desejada.

O Itaquerão foi proposto inicialmente com uma estrutura metálica, porém seu método construtivo teve de ser alterado devido à necessidade de reduzir os custos da obra. Assim, atualmente ele se utiliza de estruturas de concreto pré-moldado e moldado in-loco, sendo composto por aproximadamente 80% do primeiro e 20 % do segundo. Peças como vigas, pilares, lajes e arquibancadas serão todas pré-fabricadas.

A estimativa é que o estádio consuma 17.500 m³ de concreto para atingir a capacidade de 48 mil lugares. A cobertura metálica tem uma estimativa de cerca de 4.100 toneladas de tubos de aço. Suas telhas serão rugosas e a parte de baixo delas será mista com membranas sintéticas ou um tipo de tecido especial. A fachada translúcida será composta principalmente de policarbonato.

Fonte: Cadernoteca Livre 



  topo