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Indiana Tata Motors mira a América Latina


Montadora anuncia abertura de fábrica na Venezuela e planos para outra planta no México; Brasil está na mira

Entre tantos carros de alto luxo e máquinas superesportivas, a montadora indiana Tata Motors destoa no brilho intenso do Salão de Genebra com veículos de baixo custo e um tanto simples perante os concorrentes europeus de “sangue azul”. Mas a marca, uma das maiores da Ásia, não veio ao evento para brincar.

Os indianos lançaram no evento suíço as novas versões do compacto Vista e o sedã Manza, que receberam modificações visuais e melhorias mecânicas para reduzir o consumo de combustível no mercado europeu. A dupla, aliás, utiliza motores fornecidos pela Fiat.

Porém, mais importante que os carros foram os anúncios da Tata divulgados no evento. “Vamos inaugurar até o final deste ano uma fábrica na Venezuela para atender a demanda local, mas nosso plano de expansão ainda vai além”, contou Sujan Roy, diretor de marketing da montadora indiana, ao iG. “O segundo passo será abrir uma segunda fábrica no México, que atenderá o público local e também uma demanda da Colômbia. Mas ainda não sabemos quando isso vai acontecer”, completou.

E o Brasil?

“É lógico que também estamos de olho no mercado brasileiro e seu enorme potencial, mas primeiro precisamos aprender a andar para depois correr”, filosofou Ray. “A fábrica no México pode ser uma ótima oportunidade para nos aventuramos no mercado brasileiro, mas ainda não podemos prever quando isso vai acontecer”.

Na visão do diretor de marketing da fabricante, os produtos Tata ideais para o mercado nacional seriam os compactos Vista e Manza, além do crossover Ária, que tem um “quê” mais sofisticado. Outro carro da marca indiana que Ray acha interessante para o Brasil é o Nano, o carro mais barato do mundo por cerca de R$ 5.000 – o modelo não está exposto no Salão de Genebra, pois seu crash-test na Europa foi um desastre.

Atualmente o único país sul-americano onde a Tata Motors atua é no Chile, que comercializa veículos importados da Índia. Já a única montadora indiana instalada no Brasil é a Mahindra, que tem pouca expressão no mercado de veículos utilitários.

Fonte: Thiago Vinholes, IG Carros



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