Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

DSM inova no processamento de poliamidas para filmes de sopro com Akulon XS


A Royal DSM, a empresa global de Ciências da Vida e dos Materiais, afirma que o potencial da poliamida 6 para filmes de sopro para embalagens flexíveis de alimentos é ainda maior com a introdução do Akulon XS. Graças às suas propriedades aprimoradas de cristalização, o Akulon XS possui uma janela de processamento prolongada, oferecendo novas possibilidades na concepção de multicamadas coextrusadas, bem como de estruturas de película de monocamada. Os processadores notam melhorias significativas na produção quando utilizam o novo Akulon XS.

À medida que a conscientização sobre a necessidade de redução do desperdício de alimentos e extensão do prazo de validade aumenta, a demanda por filmes barreira para embalagens flexíveis para alimentos continua a crescer. Muitos filmes barreira são coextrusados ​​em linhas de filmes de sopro e estruturas com sete, nove e até onze camadas são agora bastante comuns. Esta tecnologia oferece uma maneira economicamente eficaz para combinar várias funcionalidades, como barreira, capacidade de impressão, impermeabilidade e resistência ao impacto.

A poliamida 6 é uma opção muito interessante para utilização em tais filmes, devido às suas boas propriedades de barreira e à sua resistência mecânica. No entanto, a elevada taxa de cristalização da poliamida 6 pode limitar a sua janela de processamento. Os processadores precisam comprometer a produtividade ou obter uma melhor processabilidade, misturando o PA6 com poliamidas especiais, e mais caras, poliamidas amorfas ou copolímeros de poliamida. Isso reduz o custo benefício do filme.

O Akulon XS da DSM resolve o problema. Ele cristaliza de forma muito mais lenta na bolha do filme do que a poliamida 6 igualando-se à taxa de cristalização de outras camadas de material. Isso cria uma bolha mais estável e dá aos processadores mais liberdade para suas condições de processamento. O filme também é mais elástico, e por isso, é necessário menos força para atingir a mesma blow-up ratio (BUR – relação de expansão), ou a mesma força pode ser usada para produzir uma espuma com uma BUR entre 7 e 10% maior. Há também menos rugas na película plana.

Apesar da cristalização mais lenta criar grandes cristais que podem produzir um filme menos claro, os testes em linhas de produção em larga escala têm mostrado que praticamente não há diferença discernível nas propriedades óticas dos filmes feitos com uma película de poliamida-filme de referência e Akulon XS. Na verdade, todas as propriedades do filme em uso são as mesmas do filme feito com a poliamida 6 padrão.

A DSM fornece Akulon XS aos clientes com um serviço especial de seus técnicos para maximizar as vantagens deste material inovador. A DSM está oferecendo apoio para otimizar a estrutura dos projetos de filme, baseado em seu modelo de cálculo de estrutura de filme. Este modelo prevê as propriedades de barreira de diferentes estruturas de filmes, mesmo após o reprocessamento, e permite que os produtores de filme por extrusão de sopro encontrem a estrutura de camadas e as condições de processamento ideais para o Akulon XS.

Com o Akulon XS, fica mais fácil e mais rentável para os processadores fazer filmes de poliamida para embalagens flexíveis de alimentos, aproveitando as propriedades mecânicas e de barreira únicas da poliamida 6.



  topo