Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

A SABIC fornece painéis de BIPV LEXAN para os estudantes da Chalmers University of Technology que competem no Solar Decathlon China 2013



A SABIC apoiou a "Equipe Suécia", uma equipe de estudantes de pós-graduação da Chalmers University of Technology no Solar Decathlon China 2013, fornecendo seus leves, flexíveis e praticamente inquebráveis painéis BIPV (painéis fotovoltaicos de construção integrada) fabricados com a resina LEXANTM para possibilitar que os estudantes criassem uma estrutura premiada e interessante que operasse inteiramente com energia solar. Os materiais para construções verdes deverão representar um mercado de aproximadamente US$ 120 bilhões em 2030, e o Solar Decathlon China 2013 (Datong, China, Agosto de 2013) -- uma competição complementar ao evento anual promovido pelo departamento norteamericano de energia solar Decathlon (U.S. Department of Energy Solar Decathlon – SD) -- visa incentivar a inovação nesse setor de rápido crescimento, desafiando estudantes de pós-graduação a projetarem, construírem e operarem casas com energia solar que sejam econômicas, energeticamente eficientes e atraentes. A SABIC forneceu para a "Equipe Suécia" os seus painéis de BIPV -- os primeiros painéis de policarbonato integrados com material fotovoltaico -- para que criasse o seu projeto intitulado "Halo". A colaboração demonstrou o compromisso da SABIC em apoiar iniciativas educacionais que permitam aos estudantes imaginarem e criarem projetos mais sustentáveis, utilizando as melhores tecnologias de materiais para construção civil.

"O uso da energia solar para a geração de eletricidade tem crescido significativamente na última década, e o trabalho da "Equipe Suécia" foi uma prova de como materiais inovadores podem permitir a futura adoção da energia solar através da sua integração na construção", disse Michel van Acht, Gerente Geral de Filmes e Chapas Especiais da SABIC para a região de EMEA. "Os painéis BIPV fabricados com as resinas LEXAN™, utilizados na fachada e no telhado da estrutura da equipe, atendem à necessidade de materiais de construção que possuam capacidades fotovoltaicas integradas e também ofereçam oportunidades de redução de custos, sendo mais fáceis de instalar e, ao mesmo tempo, mais leves do que os sistemas fotovoltaicos tradicionais."

Os painéis BIPV de resinas LEXAN™ permitiram que a "Equipe Suécia" construísse uma estrutura com eficiência energética e redução de custos que pode ser facilmente montada e rapidamente personalizada. Os estudantes utilizaram os painéis nas fachadas e telhados de sua construção e a flexibilidade do material permitiu que os estudantes concretizassem sua visão de cobertura envolvente, que circunda um único espaço comum, promovendo a interação e a comunicação. O projeto exclusivo e as características sustentáveis da estrutura atenderam plenamente às exigências da competição e levaram a "Equipe Suécia" da Chalmers University a conquistarem o terceiro lugar geral, logo após a University of Wollongong (primeiro lugar) e South China University of Technology (segundo lugar).
 
Além de ser leve e flexível, a funcionalidade dos painéis BIPV de resinas LEXAN™, da SABIC, que incorporam células fotovoltaicas, permitiu a instalação simultânea do telhado. Estes painéis em multicamadas BIPV são exclusivos porque mantém o desempenho das células de alta eficiência no compartimento termoplástico flexível e reduzem o consumo de energia em até 17% quando comparados com os painéis tradicionais de vidro com camada dupla. Isto proporciona aos arquitetos e construtores maior liberdade de projeto e também uma produção de energia superior em um produto integrado.

Os painéis BIPV de resinas LEXAN™ também oferecem excelente relação de potencial econômico em relação aos pesados painéis de vidro ou painéis fotovoltaicos convencionais. A capacidade de transportar e instalar materiais leves de forma rápida e fácil, sem a necessidade de equipamentos de levantamento de peso ou de sistemas de montagem adicionais, oferece possibilidade de economias em tempo e custo da instalação, e as propriedades de eficiência energética permitem economias adicionais de custo durante toda a vida útil do painel. Além disso, os painéis podem ser utilizados com estrutura de aço de suporte mais leve do que a exigida para a estrutura de vidro, o que pode reduzir as despesas com material e transporte.

A SABIC está ajudando a impulsionar a viabilidade e a integração da fonte de energia solar cada vez mais com seus painéis BIPV de resinas LEXAN™ para aplicações em telhados e coberturas. Além de oferecer liberdade de projeto e excelentes propriedades de isolamento térmico, os painéis ajudam a reduzir a carga de refrigeração e brilho associados a grandes extensões de coberturas arquitetônicas. Este material com base em policarbonato (PC), que apresenta proteção contra ultravioleta (UV) e é praticamente inquebrável, aumenta a segurança e é extremamente durável.
 
 
FOTO: Painel BIPV de resina LEXAN, da SABIC, usado para construir projeto "Halo" e inscrever a "Equipe Suécia" no Solar Decathlon China 2013



A "Equipe Suécia " usou o painel BIPV da LEXANTM, da SABIC, na construção de fachadas e telhado do projeto "Halo" e para se inscrever na competição Solar Decathlon China 2013. As propriedades de flexibilidade e de eficiência energética do material permitiram que a equipe construísse uma estrutura inovadora que funcionasse inteiramente com energia solar.



  topo