Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

DSM apresentará inovações sustentáveis ??em plásticos de engenharia na K2013

A Royal DSM, a empresa global de Ciências da Vida e Ciências dos Materiais, vai apresentar na K2013 (16-23 outubro, em Dusseldorf, na Alemanha) soluções sustentáveis e inovadoras que abordam desafios globais como a mudança climática. Com um portfólio de plásticos de alto desempenho para aplicações em automóveis, elétricos e eletrônicos, embalagens flexíveis para alimentos e bens de consumo, a empresa está empenhada em fazer tudo o que puder para contribuir para um mundo mais sustentável. A DSM estará no estande 11 no Corredor 6B.

Várias aplicações inovadoras automotivas ilustram como a empresa aborda as principais tendências de aumento da demanda e redução de emissões, reduzindo o peso e aumentando a eficiência de combustível. Reservatórios de óleo em poliamida 6Akulon ® Ultraflow, por exemplo, desenvolvidos com a Steep Plastique para a Peugeot e com a BPP para a Daimler, são 60% mais leves do que as versões de metal que substituem e ainda são altamente resistentes a impactos. Novas aplicações para a poliamida 410 EcoPaXX ® incluem a tampa do motor do novo Mercedes-Benz Classe A, bem como a tampa do virabrequim para uma nova geração de motores eficientes em termos de combustível da Volkswagen. Novos materiais da DSM voltados especificamente para aplicações de automotivas incluem o primeiro Arnite® A (PET) resistente à hidrólise para peças cuja dimensão é importante, e um portfólio de compostos termoplásticos avançados de alto desempenho para componentes estruturais.

Em elétrica e eletrônica, a miniaturização, leveza e velocidade da inovação são fundamentais. A DSM está apoiando os clientes a fazer designs mais finos e integrar funções utilizando materiais que têm excelentes propriedades de processamento e são livres de halogênio e, portanto, contribuem para reduzir o impacto ambiental do lixo eletrônico. A Lotes, um dos principais produtores de conectores de memória, está, por exemplo, usando Stanyl® For Tii™ para caixas para a nova geração de conectores DDR4 apropriados para a solda de refluxo por onda e infravermelho. O Stanyl ForTii T11, um novo grade livre de halogênio para bornes, oferece retardante de chama de classificação UL94-V0 combinado com excelente desempenho térmico e mecânico, e resulta em componentes com pegadas de carbono significativamente mais baixas do que as versões feitas em materiais rivais. O Stanyl ForTii também fez um grande avanço com a aprovação da Cicorel, especialista em sistemas e componentes eletrônicos, para uso em dispositivos tridimensionais moldados de interconexão, 3D-MIDs.

A DSM também está inovando no setor de embalagens flexíveis de alimentos, impulsionada pela necessidade da indústria para reduzir o desperdício de alimentos. O Akulon XS, por exemplo, uma poliamida  6 modificada recém desenvolvida para filme de barreira de coextrusão a sopro, proporciona maior estabilidade de bolha e reduz rugas em películas lay-flat. Embalagens de alimentos são apenas uma aplicação prevista para as películas cast feitas pelo parceiro de desenvolvimento da DSM, MF Folien, com base na  poliamida 410 EcoPaXX. O filme também pode ser usado em aplicações na medicina, aviação e transporte e construção civil.

No entanto, outra aplicação de alta performance para a EcoPaXX de base biológica está na construção civil: pontes térmicas em perfis de janelas de alumínio que também contribuem para a integridade mecânica das janelas. Até agora, a poliamida 66 era o material de preferência, mas a EcoPaXX oferece uma solução sustentável.

O uso de reciclados pós-consumo oferece outro meio importante para aumentar ainda mais a sustentabilidade dos plásticos de alto desempenho e fechar ciclos de materiais. A DSM recentemente expandiu sua parceria com o Grupo Ravago, líder em distribuição, revenda, composição e reciclagem de plásticos, para desenvolver um portfólio de compostos de PA6 reforçados com vidro, contendo mais de 50% de material reciclado pós-consumo a partir de fontes bem identificadas e confiáveis.

Com seu amplo portfólio de plásticos de engenharia, que engloba o elastômero copoliéster termoplástico Arnitel, e Arnite PBT e PET, bem como um dos mais amplos portfólios de poliamidas em todo o mundo (incluindo Stanyl PA46, Stanyl ForTii PA 4T, EcoPaXX PA 410, Akulon PA6 e PA66, e Novamid® PA6, PA66 and PA6/66), a DSM está em uma posição sólida para estimular a inovação em mercados que exigem  materiais sustentáveis ??de alto desempenho.

Ao associar suas competências exclusivas em ciências da vida e ciências de materiais, a DSM é capaz de criar valor a jusante através da compreensão detalhada e capacidade de abordar com sucesso os desafios enfrentados por seus clientes e os clientes dos clientes. A empresa está ansiosa para mostrar suas vantagens na K2013, e falar com parceiros atuais e futuros sobre projetos novos e desafiadores. 



  topo