Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

Grandes empresas comemoram fechamento de negócios na AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS


Atraídos pelos números positivos da Feira, empresas do setor de autopeças fecham negócios não só com compradores nacionais, mas também estrangeiros

Geração de bons negócios, presença marcante de público qualificado e contato direto com os principais compradores do Brasil e do mundo. Essa é a avaliação que expositores fizeram dos cinco dias da 4ª edição da AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS (Feira Internacional Especializada em Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados & Comerciais), organizada pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, em São Paulo. A Feira - que teve patrocínio da Mercedes Benz e Sebrae-SP - contou com mais de 600 marcas nacionais e internacionais que durante cinco dias apresentaram as novidades em produtos e serviços.

Cerca de 30 mil visitantes compradores participaram da 4ª edição da Feira, sendo 35% tomadores de decisões, 80% participantes do processo de compras e 55% ocupam cargos de liderança (gerentes, diretores, presidentes e sócios-proprietários). O ramo de atividade que mais atraiu a atenção dos credenciados foi o de Oficinas/Centros Automotivos/Reparação (36%), seguido dos de Distribuição (25%), Varejo/Comércio/Reposição (20%), Frotistas (14%), Concessionárias e Fabricantes, ambas com 3%. A AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS contou ainda com a participação de sete caravanas - duas de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Santos e Campinas, todas interior de São Paulo; e Toledo e Uberlândia, ambas de Minas Gerais - com grandes compradores do setor. A visitação teve apoio do SINDIPEÇAS, SINDIREPA/SP, SICAP/ANDAP e SINCOPEÇAS.

Além dos lançamentos de produtos, um dos destaques da Feira, nos dois primeiros dias, foi a rodada de negócios, organizada pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (SINDIPEÇAS) e Associação Brasileira da Indústria de Autopeças (ABIPEÇAS), com a presença de 20 empresas compradoras da África do Sul, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Grécia, Israel, Paraguai e Uruguai. Foram realizadas 442 reuniões com participação de 32 empresas brasileiras. Mais de 39 empresas, com mais de 600 compradores potenciais, participaram do Premium Club.

Para o presidente do SINDIREPA/SP, Antonio Carlos Fiola, a AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS não só traz as novidades do setor, mas também é um grande gerador de negócios. "Tudo no Brasil é transportado por veículos pesados; a economia do país passa pelas estradas. A Feira é um grande espaço onde compradores e representantes do setor se reúnem para conhecerem as novidades, mas, principalmente, para fechar negócios. O evento já se consolidou como uma referência para todos os envolvidos no mercado de autopeças", destacou. Paulo Butori, presidente do SINDIPEÇAS, endossou as palavras de Fiola. "Desde 2008, quando aconteceu a primeira edição da Feira, muitos desafios foram superados. Hoje estamos na quarta edição e só podemos festejar os resultados que temos alcançados".

Expositores
A Mercedes-Benz pôde mostrar durante a Feira seus lançamentos e sua linha de produtos manufaturados. Para José Mauro Martim, gerente de vendas e marketing da marca, a AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS foi uma oportunidade de ter contato com fornecedores e clientes. "Estamos em constante expansão. Além de lançarmos nossa linha de remanufaturados, que possui qualidade comprovada, pudemos fazer bons negócios, já que é um espaço pra isso. Não temos venda direta, mas temos perspectivas bem positivas", disse. Sérgio Montagnoli, diretor de vendas e marketing da Spicer, viu no evento uma forma de contato com os clientes. "Como os compradores são qualificados que participam da Feira, são profissionais que trabalhamos o ano todo. Aqui nós temos a oportunidade de estreitar essa relação, de atendê-lo bem. Ficamos felizes com os resultados obtidos", revelou.

A Lontra, que este ano comemora 50 anos de existência, apresentou no evento as grandes novidades da marca. "A realização da Feira este ano foi providencial, pois completamos cinco décadas revelando ao público do setor de pesados os melhores produtos, e não haveria lugar mais propício para comemorarmos esse aniversário. A expectativa para esta edição é muito positiva e, logo nos primeiros dias, já fechamos um grande volume de negócios", disse Danillo Zille, diretor comercial da Lontra.

Entusiasmado com os bons negócios fechados, Agnaldo Soares, diretor comercial da Starcast, contou que a 4ª edição da AUTOMEC PESADOS E COMERCIAIS foi bem positiva pelo grande número de participantes. "Temos observado um grande fluxo de visitantes. O contato com o fornecedor e o cliente final é bastante proveitoso, pois sabemos a sua opinião sobre o que está sendo lançado. É um termômetro para descobrirmos as suas necessidades", destacou. "Aqui na Feira não lidamos só com os grandes distribuidores, mas também com o varejo, os profissionais que estão na ponta, e que são de extrema importância. Esse estreitamento na relação é fundamental para fechar bons negócios", endossou João Constâncio, presidente da Suporte Rei.

Oficina Modelo
Uma das grandes novidades desta edição da Feira foi a Oficina Modelo - em parceria com o SINDIREPA e apoio do SENAI e IQA - espaço onde as empresas puderam não só expor seus produtos, mas fazer demonstrações técnicas. A iniciativa atraiu bastante a atenção do púbico, segundo os patrocinadores. Foi o caso da Duroline, que apresentou o seu sistema de freios e a aplicação de lonas e pastilhas. "Esse espaço foi muito importante para a divulgação dos nossos produtos. A procura foi muito boa. Essa parceria com o Senai é muito importante, pois pudemos fazer testes com os alunos dos cursos de mecânica. Essa foi também uma forma mais interessante e atrativa de divulgação", declarou Ervio Tripoli, supervisor nacional de veículos.

A Rokim, também patrocinadora da Oficina Modelo, demonstrou suas linhas de balanceadora e desmontadora, e ficou bastante satisfeita com os resultados obtidos. "Foi um espaço para adquirir conhecimento. Participaram representantes de grandes empresas, donos de oficinas e alunos interessados em conhecer produtos de tecnologia de ponta. A visitação foi excelente e estamos com uma projeção muito boa para fechar bons negócios. A AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS se consolidou como uma grande Feira do segmento", elogiou Lionel Rossignol.

Primeira participação
Muitas empresas, atraídas pelo número de visitantes qualificados, participaram pela primeira vez da Feira. Foi o caso da Original Filter. Com apenas dois anos no mercado de autopeças, especializada em filtros automotivos, agrícolas, industriais e fora-de-estrada, a empresa fez uma grande pesquisa para participar da AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS. "Essa é a nossa primeira participação em Feiras e, depois de analisar vários exemplos do mercado do Brasil e do exterior, percebemos que esse evento era o maior do setor da América Latina e um dos principais do mundo. Estamos muito satisfeitos, pois mostramos nossos produtos para um público qualificado. Também foi importante fazer parte da Oficina Modelo, onde os nossos lançamentos foram testados e aprovados pelo público", disse, satisfeito, Gabriel Passarelli Lepera, diretor.

Também estreando na AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS, a Schulz se surpreendeu com o número de participantes. "Sabíamos que era uma Feira qualificada, mas não esperávamos um resultado tão rápido. Temos 51 anos de mercado e nunca havíamos participado desse evento. Certamente, nossa participação está garantida nas próximas edições", afirmou Renato Schmitt, gerente de desenvolvimento da Schulz.

Internacionalização
O presidente da Meritor, Mario Morelli, destacou a participação estrangeira na Feira como um dos destaques desta edição da Feira. "Além de termos bons compradores nacionais, esse ano tivemos um bom número de estrangeiros interessados nos nossos produtos. A cada ano tem melhorado e nossa expectativa pós-feira é das mais altas". A BorgWarner também citou a participação de compradores de outros países. "A AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS está cada vez mais qualificada. Uma Feira que consegue atrair a atenção de mais de 45 países, só demonstra que está no caminho correto. Este ano investimos mais no nosso estande e valeu a pena, pois recebemos desde representantes de grandes empresas até os pequenos varejistas", finalizou Sidney Aguilar Junior, gerente nacional de vendas After Market.



  topo