Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

Braskem mostra benefícios de resinas na Expobor 2014


Materiais têm alto desempenho e grande aplicabilidade no mercado de borracha
Com crescimento de 1,3% no último ano*, o setor de Borracha e Plástico tem se tornado cada vez mais um segmento importante para a indústria nacional. Pensando em soluções que podem aperfeiçoar os produtos, a Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial em biopolímeros, apresenta na Expobor 2014 seu portfólio com resinas diferenciadas, competitivas e com aplicação em artigos de borracha. Além da indústria pneumática e artefatos de borracha, os materiais podem ser utilizados em tintas, adesivos, plásticos, madeiras, entre outros.

Entre os produtos expostos está a linha UNILENE, família de resinas hidrocarbônicas de petróleo de baixo peso molecular, obtidas pela copolimerização de estireno, indeno e seus metil derivados. Os produtos são compatíveis com diversos materiais, como Elastômeros, Plásticos, Plastificantes, entre outros. Suas principais vantagens frente aos demais produtos no mercado são excelentes características de "pegajosidade", que aumentam com a viscosidade do produto; solubilidade em hidrocarbonetos, solventes clorados e não oxigenados, resistência à ação da luz e do tempo, qualidades isolantes. Com a produção de 19 mil toneladas, a Braskem é o único fabricante do material na América Latina e fornecedora importante do insumo para outros países.

Junto à UNILENE também será apresentada uma nova patente de aplicação de Polibuteno (PIB) para o setor de borrachas, que pode ser utilizada em óleo e lubrificantes, filmes, adesivos, cosméticos, explosivos para mineração e couro. Obtido através da polimerização do isobuteno, o PIB possui grande estabilidade química, resistência à oxidação pela luz a temperaturas moderadas e excelentes propriedades dielétricas. A atual capacidade é de PIB no país é de 35 mil toneladas, fornecidas pela Braskem. 

“A Braskem participa da Expobor desde 2012, por considerar importante fortalecer ainda mais o relacionamento com seus Clientes e confirmar seu compromisso com o desenvolvimento da cadeia petroquímica, também evidenciado por investimentos em suas plantas, projetos inovadores e novas tecnologias”, afirma Adriana Morasco, responsável pela Unidade de Insumos Básicos da Braskem.

* dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)



  topo