Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

SAE BRASIL debate inovações tecnológicas e perspectivas para máquinas agrícolas


Simpósio será realizado na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, no dia 4 de setembro

Em razão das safras recordes no Brasil, os produtores agrícolas têm elevado o índice de área semeada e investido em tecnologias para ganhos de produtividade. Este cenário norteará as discussões do 6º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas, que debaterá as perspectivas de mercado e as inovações tecnológicas no Centro de Eventos da Fiergs - Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (avenida Assis Brasil, 8.787, Porto Alegre), no dia 4 de setembro.

De acordo com Roseane Campos, chairperson do encontro, o ano é positivo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas em razão das safras recordes no Brasil. “Toda uma cadeia acaba sendo beneficiada com a demanda crescente de alimentos”, afirma. Para Roseane, os bons preços e a melhoria da renda têm possibilitado a produção de grãos alcançar patamares jamais atingidos.

A expectativa é maior inserção de tecnologia, que atenda às crescentes necessidades agroeconômicas, para elevar a produtividade no campo. “Neste ano, os planos de financiamento do governo foram lançados com atraso, já no segundo trimestre. Este atraso impactou na produção porque o segmento de máquinas agrícolas trabalha diretamente com planos de financiamento”, afirma.

Programação – Organizado em dois eixos, o encontro contará com lideranças da engenharia mundial e dos principais fabricantes de máquinas e implementos agrícolas. Um dos eixos debaterá o cenário agroeconômico a curto e longo prazo, além de avaliar as perspectivas de mercado sob a ótica dos fabricantes.

O ex-ministro da Agricultura, Marcus Vinícius Pratini de Moraes, ministrará a palestra “As Oportunidades do Agronegócio Nacional e Internacional para o Setor de Máquinas Agrícolas”. Já o consultor Carlos Cogo falará sobre “O Agronegócio Mundial e Brasileiro: Perfil Atual e Tendências de Longo Prazo”.


Confira a programação:

4 de Setembro
8h40 – Solenidade de abertura
9h – “As oportunidades do Agronegócio Nacional e Internacional para o Setor de Máquinas Agrícolas”, com Marcus Vinícius Pratini de Moraes, membro do Conselho de Administração da JBS e membro do Conselho da Cosan.
9h50 – “O Agronegócio Mundial e Brasileiro: Perfil Atual e Tendências de Longo Prazo”, com Carlos Cogo, sócio diretor da Carlos Cogo Consultoria Agroeconômica.
11h15 – Debate e sessão de perguntas mediados por Irineu Guarnier Filho, apresentador do Canal Rural.

PAINEL “PERSPECTIVAS DE MERCADO: A VISÃO DO FABRICANTE”
11h50 – Debate com Bernhard Leisler Kiep, vice-presidente de Marketing, Pós-Vendas, Gestão de Produtos e Desenvolvimento de Concessionárias para a América do Sul da AGCO do Brasil, e Celso Schwengber, diretor comercial para a América Latina da John Deere. Mediação de Irineu Guarnier Filho, apresentador do Canal Rural.

PAINEL “CERTIFICAÇÃO DE TRATORES AGRÍCOLAS: CENÁRIO INTERNACIONAL E OPORTUNIDADES PARA O BRASIL”
14h30 – Palestra com José Fernando Schlosser, professor titular da Universidade Federal de Santa Maria.
15h05 – Debate com Hudson Prado, gerente de Engenharia do Produto da John Deere, Ila Maria Corrêa, pesquisadora científica do Instituto Agronômico, José Fernando Schlosser, professor titular da Universidade Federal de Santa Maria, e
Kléber Pereira Lanças, professor titular da Faculdade de Ciências Agronômicas, da UNESP Botucatu. Mediação de Arno Dallmeyer, sócio-fundador da Zumpi Comunicação e Mercado.

PAINEL “PULVERIZADOR DO FUTURO: TENDÊNCIAS E NOVAS TECNOLOGIAS”
16h45 – Palestra com Ulisses Antuniassi, professor titular do Departamento de Engenharia Rural, da Faculdade de Ciências Agronômicas, da UNESP Botucatu.
Debate com Cristiano Okada Pontelli, gerente de Projetos da Jacto, Rafael Braga Lopes, gerente de Engenharia da John Deere, Ulisses Antuniassi, professor titular do Departamento de Engenharia Rural, da Faculdade de Ciências Agronômicas, da UNESP Botucatu. Mediação de Amilcar Centeno, sócio diretor da Centeno Consultoria Empresarial.
18h05 – Sessão de encerramento.

 



  topo