Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

DuPont apresenta novas tecnologias para o mercado de roupas de proteção durante a FISP 2014


Além dos novos produtos, empresa anuncia investimentos no Brasil para a construção de um laboratório dedicado para testes e desenvolvimento de tecnologias contra fogo repentino

Como parte de sua estratégia global de crescimento em torno de tecnologias que contribuam para a segurança das pessoas, a DuPont marca presença na 20ª edição da FISP (Feira Internacional de Segurança e Proteção) com importantes lançamentos para o mercado de roupas de proteção contra agentes químico e térmicos.

“Quando analisamos o mercado de segurança, o Brasil está entre os países com grande potencial de crescimento e com a concentração de indústrias que demandam tecnologias cada vez mais avançadas em proteção individual. Por essa razão, apostamos em lançamentos altamente eficazes e em linha com as demandas dos trabalhadores por vestimentas mais leves e confortáveis”, explica Guadalupe Franzosi, diretora da divisão de Tecnologias de Proteção da DuPont América Latina.

Além dos lançamentos, a empresa anuncia o investimento de R$ 8 milhões na construção de um novo laboratório dedicado para testar e avaliar a performance de vestimentas de proteção quando expostas ao fogo repentino. Também conhecido como Thermo-Man®, o novo laboratório contemplará um manequim em tamanho real, completamente informatizado e equipado com 122 sensores de calor distribuídos ao longo do corpo (com exceção das mãos e dos pés). Durante os testes, o equipamento registra o aumento da temperatura na superfície do manequim, enquanto um computador calcula a porcentagem de queimaduras que um indivíduo poderia sofrer quando exposto ao fogo repentino.

“A proposta é demonstrar para os clientes latino-americanos o desempenho dos produtos da DuPont e desenvolver soluções alinhadas com demandas específicas da região”, destaca Guadalupe. O laboratório será instalado no Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da DuPont Brasil, localizado em Paulínia (São Paulo).

Novidades no portfólio
Entre os lançamentos, destaque para o macacão DuPont™ Tychem® ThermoPro. O produto une segurança e conforto em uma vestimenta com tripla proteção em uma única camada de tecido: resistência a produtos químicos, arco elétrico e segurança para fuga no caso de fogo repentino (Flash Fire). A nova solução foi testada com 177 produtos químicos, dos quais 134 não penetraram no tecido após 480 minutos. Além disso, o produto oferece proteção para pessoas que estão expostas ao risco de arco elétrico, protegendo os trabalhadores contra lesões provocadas por queimaduras de arcos de 15,2cal/cm2 Ebt. DuPont™ Tychem® ThermoPro estará disponível para venda em todo o país a partir de janeiro de 2015.

DuPont™ Nomex® MHP também está entre as novidades da FISP. A vestimenta faz parte da nova geração de tecidos especialmente desenvolvidos para proteção térmica, proporcionando proteção contra múltiplos riscos térmicos, como calor e chamas, resíduos de metal fundido e arco elétrico em áreas industriais. O produto também é confortável e possui um nível de durabilidade superior quando comparado com as atuais soluções disponíveis no mercado de segurança. Além disso, DuPont™ Nomex® MHP é mais leve e foi desenvolvido para absorver a umidade, secando muito mais rápido que o algodão. A nova solução já está disponível para venda em todo o país.

Já o macacão DuPont™ Tyvek® Classic Plus é indicado para a indústria química, especialmente nos casos de vazamento de substâncias líquidas. O grande diferencial do produto está nas costuras termosseladas, que proporcionam ainda mais segurança ao trabalhador. A costura funciona como uma forte barreira, impedindo a passagem de substâncias com partículas superiores a 1 mícron. É uma solução altamente eficaz contra produtos químicos inorgânicos à base de água em baixa concentração, pequenas partículas perigosas e riscos biológicos. O produto estará disponível para venda a partir de Janeiro de 2015.

DuPont™ Tychem® Reflector® é uma vestimenta de proteção indicada para casos de exposição a produtos químicos em situações de emergência. O produto atende a norma NFPA 1991 (Edição de 2005), os requisitos básicos e proteção contra fogo repentino (Flash Fire) de produtos químicos e proteção contra gás liquefeito. A roupa é composta de um tecido patenteado e fabricado com uma mescla de DuPont™ Nomex® e DuPont™ Kevlar®, laminado com um filme de barreira multicamadas. Essa exclusiva combinação de camadas fornece uma excelente resistência física, bem como proteção contra abrasão. O produto estará disponível para venda a partir de Janeiro de 2015.

Tecnologias em proteção
Além dos lançamentos que serão exibidos durante o evento, a DuPont apresentará outras soluções para o segmento de roupas de proteção. Entre os produtos e linhas de vestimentas já consolidados no mercado, destaque para:

  • DuPontTM Tyvek® Classic: produto versátil e exclusivo que garante proteção, durabilidade e conforto aos operadores. A tecnologia foi especialmente desenvolvida para proteger o usuário contra substâncias inorgânicas em baixas concentrações e partículas maiores que 1µm. Além disso, a superfície lisa do macacão repele líquidos e impede a aderência de partículas sólidas. O produto é indicado para os operadores que trabalham na indústria química, mineração, óleo e gás, farmacêutica, automobilística e alimentos.

 

  • DuPontTM Tychem QC®: produto especialmente desenvolvido para a proteção contra agentes químicos e biológicos em estado líquido, formando uma barreira contra ácidos, bases inorgânicas e mais de 80 substâncias químicas extremamente nocivas para a saúde. O macacão conta ainda com um capuz que se ajusta perfeitamente à máscara de proteção, zíper com fechamento total, fechamento duplo em velcro para garantir ainda mais proteção contra líquidos, costuras termosseladas e elásticos nos braços e nas pernas para proporcionar mais conforto durante os movimentos.
  • DuPontTM Tychem SL®: indicado para proteção química (aerossóis líquidos, partículas químicas sólidas transportadas pelo ar e névoa líquida), o produto é 150 vezes mais eficaz quando comparado com as roupas de PVC, mesmo após três horas de exposição em ambiente radioativo. Entre os diferenciais, destaque para o conforto e durabilidade.

 

  • DuPontTM Tychem TK®: solução da DuPont que oferece barreiras de proteção contra mais de 260 substâncias químicas perigosas em estado gasoso, incluindo também uma grande variedade de riscos biológicos. Essa vestimenta de proteção contra substâncias químicas é particularmente recomendada para uso em limpeza industrial, fabricação de produtos químicos e na indústria petroquímica. O produto oferece conforto e proteção segura e confiável para diversas aplicações nas quais é necessária a resistência mecânica.
  • DuPontTM Protera®: o macacão reúne segurança e conforto, proporcionando resistência superior contra chamas e queimaduras que resultam de arcos elétricos. A vestimenta está entre as soluções mais leves e confortáveis do mercado e atende todos os parâmetros definidos na Norma Regulamentadora no6 (NR-6). O produto é indicado, principalmente, para trabalhadores na indústria mineração e óleo e gás.

 

  • DuPontTM Kevlar®: material amplamente utilizado pela indústria de segurança para a composição de coletes à prova de balas, materiais para aplicações industriais, roupas e luvas de proteção. A fibra de aramida da DuPont possui um desempenho superior em resistência à tração, uma característica de grande importância nas aplicações balísticas. Atendendo uma demanda crescente do mercado por fios coloridos do material, a DuPont lançou, em 2013, os tons preto, vermelho, laranja, verde e azul. O fio colorido de Kevlar® pode ser usado em várias aplicações, incluindo luvas resistentes ao calor e a cortes, vestuário militar, equipamentos de proteção de bombeiros, roupas especiais para corrida e aparelhos industriais resistentes a chamas.
  • DuPontTM Nomex®: o produto possui composição resistente à chamas e ao calor, não perdendo a eficiência com o uso contínuo ou com lavagens.

Na feira, o público poderá acompanhar testes com as roupas de proteção produzidas pela companhia. Na Spray Cabin, por exemplo, a empresa vai simular vazamentos químicos e a resistência oferecida por DuPont™ Tyvek®. Já a Torture Chamber - máquina com lâminas giratórias - testa a resistência e a durabilidade das luvas produzidas com a fibra DuPont™ Kevlar®, também utilizada na produção dos coletes à prova de balas. Neste teste, a DuPont demonstra a resistência oferecida por suas luvas, especialmente desenvolvidas para a indústria química, automotiva e atividades que envolvem riscos de cortes. 



  topo