Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

Frost & Sullivan premia a DSM por aumentar o valor para fornecedores de sistemas de direção Tier 1 por meio de um novo benchmark em redução de peso de sistemas de EPS




DSM inova oferecendo sua tecnologia com o valor correto  

Com base em sua análise recente do mercado de sistemas de direção de veículos de passageiros, a Frost & Sullivan  concedeu a DSM  o prêmio Europe Frost & Sullivan de 2014 para liderança no valor ao cliente. O foco da DSM na redução de peso é um dos pilares do seu sucesso na indústria automotiva. A DSM permitiu que os fabricantes de equipamentos originais (OEMs) reduzissem a sua pegada de carbono, ajudando-os a melhorar a eficiência de combustível e reduzir as emissões de carbono.

A empresa oferece plásticos de engenharia de alto desempenho para engrenagens robustas de direção  elétrica assistida (EPS, sigla em inglês), engates flexíveis, e caixas de engrenagens para OEMs, ajudando a aumentar a confiabilidade do produto, ao mesmo tempo em que reduz o seu peso.   A poliamida 46 Stanyl, utilizada especialmente para engates flexíveis, consegue uma redução de peso total de 17%, em comparação com as soluções convencionais de metal, além de redução de ruído e vibração. Da mesma forma, o plástico de alto desempenho Arnite XT PET é uma melhoria em relação às caixas de alumínio, uma vez que oferece redução de peso de até 50% e redução de custos de mais de 30%, principalmente devido à eliminação de processamento secundário.

As futuras inovações da DSM deverão incluir o material de poliamida 410 de base biológica, EcoPaXX, para engrenagens de EPS helicoidais, proporcionando excelente desempenho tribológico, alta resistência e propriedades de fadiga e resistência a altas temperaturas. A poliamida 410 EcoPaXX reduz as emissões de CO2 em 40%, em comparação com as poliamidas convencionais.

"A substituição de metais pelo plástico melhora a vida útil das ferramentas em até cinco vezes, assim como elimina a necessidade de processos de pós-tratamento de jateamento e usinagem de roscas", disse o analista de pesquisa da Frost & Sullivan, Arunprasad Nandakumar. "Ao eliminar esses processos de usinagem, a DSM alcançou até 1 milhão de injeções durante o desenvolvimento de componentes de plástico com um único ciclo de vida de ferramentas."

Como o módulo de Young de plásticos é significativamente menor do que o da maioria dos metais, as montadoras buscam garantias de que os componentes plásticos são fortes o suficiente para lidar com cargas de alto impacto. O foco da DSM na qualidade é comprovado por meio do envolvimento de seus fornecedores e clientes no início do processo de desenvolvimento do produto. Além disso, o seu sistema de Análise de Modo de Falha e Efeitos ajudou a empresa a oferecer custos baixos e alta qualidade.

A DSM desenvolveu modelos de engenharia assistida por computador (CAE, sigla em inglês) para fazer  cálculos de pressão (press-fit) para permitir a montagem precisa de rolamentos, semelhante à obtida por fixação ou sobremoldagem. A empresa também introduziu modelos de CAE mecânica, dinâmica de fluidos computacional (CFD, sigla em inglês), e análise de elementos finitos (FEA, sigla em inglês) que são utilizados para a concepção criteriosa de espessuras de paredes e localização de secções críticas para posicionamento de nervuras.

"Além disso, ao projetar uma caixa de plástico de colunas de EPS (C-EPS), o encaixe preciso das engrenagens sem-fim e de EPS deve ser mantido ao longo do tempo de vida", observou Nandakumar "A DSM entende os vários requisitos automotivos e garante as soluções mais adequadas, fornecendo materiais com melhor desempenho mecânico e estabilidade dimensional ”.  

A DSM está totalmente empenhada em melhorar ainda mais seu portfólio de sistemas de rack de EPS (R-EPS), através do desenvolvimento de sistemas de roldanas de direção, tampas de sensores, posicionadores e outros componentes de caixas. Além dos sistemas de direção, a empresa também atende os setores de propulsores automotivos, componentes de segurança, iluminação automotiva, entre outros.

Todos os anos, a Frost & Sullivan premia a empresa que demonstrou excelência na implementação de estratégias que criam, de forma proativa, valor para seus clientes, com foco na melhoria do retorno sobre o investimento que os clientes fazem em seus serviços ou produtos. O prêmio reconhece o grande esforço  da empresa em aumentar o valor que seus clientes recebem, além de simplesmente atender bem o  cliente, levando a uma melhor retenção de clientes e, por fim, à expansão da base de clientes.

Os prêmios de Melhores Práticas Frost & Sullivan reconhecem empresas em uma variedade de mercados regionais e globais, por demonstrarem conquistas de destaque e desempenho superior em áreas como liderança, inovação tecnológica, atendimento ao cliente e desenvolvimento de produtos estratégicos. Os analistas da indústria comparam os participantes do mercado e medem o desempenho através de entrevistas detalhadas, análise e ampla pesquisa secundária para identificar as melhores práticas da indústria.

voltar



  topo