Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

A importância do plástico na vida das pessoas será tema de debates na Assembleia Legislativa de São Paulo




A importância do plástico na vida das pessoas foi o tema da palestra de Miguel Bahiense, presidente da Plastivida Instituto Socioambiental dos Plásticos, na segunda-feira (30), às 9h30, na Assembleia Legislativa de São Paulo. O objetivo foi apresentar as diversas utilizações do produto na vida moderna e desmistificar os mitos que envolvem os plásticos. O evento teve a participação do presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil, deputado Vanderlei Siraque (PT/SP), e do deputado estadual Zico Prado (PT/SP). Estarão presentes os membros da Associação dos Jornais do Interior do Estado de SP (Adjori-SP).

A Plastivida, entidade que representa institucionalmente a cadeia produtiva do setor, atua em todo o Brasil para divulgar a importância dos plásticos na vida moderna, promover sua utilização ambientalmente correta e conscientizar a população para a prática da coleta seletiva e reciclagem, com base no conceito dos 3 R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar. “Muitos desconhecem, por exemplo, que 100% dos plásticos são recicláveis e que a reciclagem hoje é fonte de trabalho e renda no Brasil que pode crescer ainda mais”, afirma o presidente da Frente Parlamentar, deputado Vanderlei Siraque.

Pesquisa realizada anualmente pela Plastivida mostra que o Brasil recicla hoje mecanicamente 21% do total dos plásticos pós-consumo no país. Para se ter uma ideia, a média da União Europeia em 2011 foi de 25,4% de reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo. O Brasil está à frente de países como Reino Unido (20%), França (19%), Finlândia (18%) e Grécia (17,6%). Segundo Miguel Bahiense, a reciclagem pode crescer ainda mais com uma coleta seletiva mais eficaz no país. “o número de municípios com coleta seletiva estruturada no país vem crescendo – eram 443 em 2010 e 766 em 2012, porém esse índice ainda é muito aquém do que se espera de um país com as dimensões do Brasil”, afirma o executivo.

Segundo o deputado José Zico Prado, o encontro permitiu a ampliação do conhecimento sobre o tema. “Conhecer os diversos meandros que envolvem o plástico e a sua importância na vida das pessoas é valioso para os profissionais que atuam com a produção de notícias”, afirma Prado.

A palestra foi voltada para profissionais de Comunicação Social associados da Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo, promotora do evento em parceria com a Frente Parlamentar, a Associação Brasileira da Indústria Química, Braskem e Plastivida.

voltar



  topo