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FORD terá sua primeira fábrica com geração zero de resíduo


Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Ford apresentou sua primeira fábrica na América do Sul com geração zero de resíduo para aterro sanitário e outras iniciativas que incorporam o conceito sustentável em seus negócio, produtos e operações

A Ford terá, a partir de junho, sua primeira planta com geração zero de resíduo para aterro sanitário na América do Sul. Sua fábrica de transmissão em Taubaté, no interior de São Paulo, passa a ser uma entre as 15 espalhadas pelo mundo que já ostentam o mesmo título. Desde que começou a implantar processos para a redução dos resíduos encaminhados para aterros sanitários, a companhia contabilizou, no período de 2007-2011, uma redução de 40% de material residual por veículo produzido.

Devido ao sucesso do projeto, uma nova meta para os outros cinco anos foi definida, buscando novamente a redução de 40% no período entre 2012-2016. O objetivo é reforçar a reutilização, minimização, prevenção e reciclagem de materiais sempre que possível.

Essa meta faz parte do compromisso global da Ford com a redução dos impactos ambientais de suas atividades e produtos. Aproveitando a ocasião da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, a companhia divulga algumas de suas outras ações realizadas ao redor do mundo, incluindo o Brasil, que demonstram como a compreensão da importância do tema tem influenciado a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias que contribuem para a preservação do meio ambiente.

Comemorada desde 1979, a data tem o  o objetivo de conscientizar povos e países para a preservação ambiental, meta que direciona a Ford a adotar ações eficientes que demonstram a responsabilidade no uso consciente de recursos naturais e visam promover um modelo de desenvolvimento sustentável.

Ainda em junho, será divulgado o Relatório de Sustentabilidade Ford 2013/2014, com detalhes das ações globais de sustentabilidade. O relatório anterior pode ser consultado na área de Sustentabilidade do portal Corporativo Global da Ford, em inglês: corporate.ford.com/our-company/sustainability.

Manufatura Sustentável Ford no Brasil
No Brasil, a redução de desperdício e resíduos industriais é uma das preocupações da Ford em todas as suas fábricas. Nos últimos 10 anos, mesmo com o aumento de produção no país em mais de 80.000 veículos por ano, a redução na geração de resíduos foi de 6% por unidade produzida, o equivalente a 740 caminhões de lixo cheios,  e a reciclagem cresceu 28%, reduzindo, assim, o envio de material para aterros.

Em todas as suas plantas fabris no Brasil, a Ford mantém o seu foco em um trabalho sustentável com ações pontuais importantes. A fábrica de transmissões de Taubaté, no interior de São Paulo, além de ser a primeira da América do Sul a contar com processo de zero envio de resíduos para aterros sanitários, já era considerada uma das referências em relação ao desempenho ambiental dentre as plantas Ford com menor consumo de energia por motor produzido e água por transmissão produzida.

Outro importante exemplo é o Complexo Industrial Ford Nordeste, que fica na cidade de Camaçari, na Bahia, e já nasceu dentro de normas rígidas de preservação ambiental como referência em sustentabilidade. Toda a fábrica conta com uma moderna central de ultrafiltragem que realiza tratamento de 100% dos efluentes industriais, além de um sistema de coleta seletiva e todos os veículos industriais utilizam sistema de recarga “fast charger”, o que dispensa a necessidade de troca de baterias.

Em Tatuí, no interior do Estado de São Paulo, onde a Ford possui uma fábrica de motores e seu campo de provas, foi criado o Centro Ambiental. Trata-se de uma área de convivência  para os colaboradores com criação de mudas, horta de ervas aromáticas para utilização no próprio refeitório da planta e minhocário. O espaço também é palco de workshops sobre educação ambiental e uma das atrações mais comentadas durantes o evento “Um Dia de Criança na Ford”. Além disso, ainda conta com um programa de plantio interno de mudas de árvores nativas (já foram mais de 3.100) e doação de mudas para os funcionários.

Alinhada com as metas globais da Ford na redução da água utilizada por veículo produzido no mundo, a planta de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, já conseguiu reduzir o consumo de água de 6,3 m m³ para 2.5 m³ por carro produzido. Os números de redução no consumo de água são equivalentes a 240 piscinas olímpicas.

Tecnologia MQL (Minimun Quantity Lubrification)
A tecnologia MQL, também conhecida como usinagem quase seca, é um processo que lubrifica as ferramentas de corte com um spray muito fino de óleo exatamente no momento e local necessário. No modo tradicional, que não utiliza essa tecnologia, as peças da linha de montagem de motores e transmissões são banhadas em fluídos de metalurgia para lubrificação e resfriamento, o que exige grandes quantidades de água e óleo.

Em uma linha de produção típica, o uso da tecnologia MQL a economia de água pode ultrapassar 1,2 milhão de litros de água por ano e quanto ao óleo para fins de lubrificação, a redução pode chegar a 80% ou mais. Quantidades que encheriam um total de 5.600 cubas de banho de tamanho médio.

São sete as plantas fabris da Ford que já contam com a tecnologia MQL na China, Romênia, Alemanha, quatro nos Estados Unidos e Brasil, na novíssima fábrica de motores de Camaçari.

Manufatura Sustentável Ford pelo Mundo
Uma das metas globais da Ford, definida em 2011, é reduzir em 25% da energia gasta por veículo produzido, até 2016. A companhia já conseguiu, até o momento, uma redução de 17%, o que equivale a mais de 2,7 milhões de MWh. Energia suficiente para abastecer cerca de 227 mil lares por um ano.

Além disso, um exemplo de ações locais específicas é a fábrica de caminhões da Ford de Dearborn, nos Estados Unidos, que está comemorando 10 anos de seu telhado vivo. Uma década após ser instalado, ele continua a florescer sobre o teto da linha de produção. Com tamanho aproximado de oito campos de futebol, o maior telhado vivo da Amércia do Norte tornou-se um ecossistema do qual dependem uma grande variedade de vegetação, insetos e animais. Um verdadeiro jardim de 10,4 hectares. A estrutura também é uma alternativa de redução de custos com o sistema de aquecimento e resfriamento da planta fabril.

O Futuro da eletrificação
As pesquisas realizadas pela Ford incluem resultados como o carro conceito o C-MAX Solar Energi Concept. O projeto, uma parceria com a SunPower e o Instituto de Tecnologia da Georgia, tem o objetivo de chegar a um modelo com o melhor dos modelos plug in, contudo, sem depender da rede elétrica ou combustível para recarregar sua bateria.

O conceito aproveita a energia do Sol usando um concentrador especial que atua como uma lente de aumento, direcionando os raios para os paineis solares no teto do veículo. O resultado é um veículo que, com um dia inteiro de sol, entrega o mesmo desempenho do híbrido plug-in C-MAX Energi convencional, abastecido na rede elétrica.

Eletrificação no Brasil
No Brasil, a Ford foi pioneira ao lançar o primeiro veículo totalmente híbrido do país em 2010, o Fusion Hybrid, e, em agosto de 2013, lançou a 2ª geração do modelo, ainda mais moderna e eficiente, o que possibilitou que o veículo seja considerado o carro mais econômico do País no ranking do INMETRO (2013 e 2014). Além de continuar a liderar a lista com o Fusion Hybrid, a Ford tem mais 10 modelos reconhecidos com o Selo CONPET de Eficiência Energética.

O híbrido da Ford registrou nos testes do INMETRO um consumo de 16,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada, sendo o campeão em economia de combustível do Brasil, combinando os motores 2.0 16V à gasolina e elétrico. Mesmo sendo um sedã de luxo – classificado pelo INMETRO na nova categoria extra grande – com todos os equipamentos de segurança, conveniência e conforto, ele consegue ser mais econômico que carros compactos 1.0 muito mais leves e sem ar-condicionado, o que mostra o poder da sua tecnologia.

 



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