Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

AkzoNobel e Photanol desenvolvem compostos químicos do futuro


A AkzoNobel e a empresa de tecnologia de limpeza Photanol se uniram para desenvolver um processo que utiliza o poder do sol para fazer produtos químicos

As duas empresas trabalharão para criar uma tecnologia sustentável que imitará a maneira com a qual as plantas fazem fotossíntese. O objetivo é produzir blocos de construção de químicos "verdes" que substituirão as matérias-primas que a AkzoNobel atualmente obtém da produção baseada em fósseis.

"Levando em conta os desafios que o mundo está enfrentando em relação à escassez de recursos, estamos pró-ativamente buscando alternativas biológicas para os nossos produtos químicos e a tecnologia que a Photanol possui fará com que tenhamos êxito", explicou Peter Nieuwenhuizen, Diretor de Inovação e Parcerias da AkzoNobel.

"Estamos constantemente procurando soluções menos tradicionais, já que nos esforçamos para fazer mais com menos. E essa parceria - que pode fazer com que reduzamos significativamente a nossa pegada de carbono - é um exemplo perfeito da nossa abordagem de sustentabilidade chamada Planet Possible."

A colaboração é focada na tecnologia já existente da Photanol, que usa luz para converter diretamente o CO2 do ar em matérias-primas pré-determinadas, tais como o ácido acético e o butanol. O único produto secundário é o oxigênio.

Michiel Lensink, CEO da Photanol, acrescentou: "A cooperação com a AkzoNobel é de extrema importância estratégica para nós.  Ela não somente nos dá acesso a um grande mercado em potencial, mas o conhecimento em tecnologia de processamento da AkzoNobel também significa que poderemos chegar ao mercado mais rapidamente."

As duas empresas começarão a desenvolver alguns produtos químicos específicos que atualmente são utilizados pela área de negócios de Especialidades Químicas da AkzoNobel. A parceria deverá ser um trampolim para uma produção comercial em potencial de produtos químicos de base biológica de quarta geração.

Os produtos químicos da AkzoNobel são bastante usados por indústrias de produtos químicos, detergentes, construção, alimentos, papel e celulose e plásticos.



  topo