Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

Braskem se une à Amyris e Michelin para o desenvolvimento de químico renovável


Objetivo da parceria é pesquisar isopreno verde, matéria prima usada para a fabricação de pneus

A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, anuncia que fará parte do acordo de cooperação tecnológica com as empresas norte americana Amyris e a francesa Michelin para o desenvolvimento de tecnologia voltada à produção do isopreno de fonte renovável, insumo químico utilizado pela indústria de pneus, entre outras borrachas. Nos termos da parceria, as três empresas trabalharão juntas para acelerar os estudos bioquímicos que utilizam açúcares, oriundos da cana-de-açúcar e de insumos de celulose, a fim de desenvolver o isopreno verde.

A partir de um acordo já existente, a Amyris vai compartilhar com a Braskem os direitos de comercialização da tecnologia do isopreno renovável a ser desenvolvida por ambas as empresas. A fabricante de pneus Michelin terá direito de preferência não-exclusivo no acesso à tecnologia do isopreno verde. As empresas concordaram em não divulgar os detalhes do contrato, incluindo informações financeiras do acordo.

“Com esta nova parceria, unimos forças com Amyris e Michelin no avanço de uma tecnologia inovadora que fortalece nosso propósito de melhorar a vida das pessoas, criando soluções por meio da química sustentável”, afirma Luciano Guidolin, vice-presidente de Poliolefinas e Renováveis da Braskem.  Com experiência na condução de pesquisas com foco na química sustentável, a Braskem já conta com um produto elaborado com matéria-prima 100% renovável, o polietileno verde “I’m green™”. Desenvolvida em 2010, a partir do etanol de cana-de-açúcar, a resina está presente em diversos países, em aplicações nos segmentos de higiene e limpeza, alimentício, cosmético e automotivo. 

“A Braskem é um parceiro ideal para se juntar ao nosso projeto de isopreno com Michelin. Com a sua experiência, participará do nosso compromisso de transformar a indústria química, por meio da inovação de produtos sustentáveis ​​e desempenho superior“, disse John Melo, presidente e CEO da Amyris.

"Estamos satisfeitos por ter um forte parceiro industrial se unindo à nossa colaboração contínua com a Amyris. Com a atuação da Braskem na indústria química, junto com a experiência de biotecnologia da Amyris, o objetivo da Michelin é atender as necessidades de longo prazo da indústria de pneus para o abastecimento sustentável com produtos químicos renováveis ​​", disse Jean-Christophe Guerin, Chefe da Divisão de Materiais da Michelin.



  topo