Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

Frente Parlamentar da Química é relançada em evento no Congresso Nacional



                                                                                                           Foto: Zeca Ribeiro/ Agência Câmara

Parlamentares reconhecem a indústria química como forte agregadora de valor na economia e no desenvolvimento do País.


Da esq. para a dir., Fernando Figueiredo (presidente-executivo da Abiquim), deputado federal Antonio Imbassahy
(vice-presidente da Frente Parlamentar na Câmara dos Deputados), deputado federal Paulo Pimenta (presidente da
Frente Parlamentar), senadora Sandra Braga (vice-presidente da Frente Parlamentar no Senado), Gabriel Gomes
(chefe do Departamento de Indústria Química do BNDES) e Carlos Fadigas (presidente do Conselho Diretor da Abiquim). 

São Paulo, 10/04/2015 – Aconteceu no dia 8 de abril o relançamento da “Frente Parlamentar da Química” (Frente Parlamentar Mista pela Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e do Plástico). A cerimônia, que reuniu diversos parlamentares, representantes do Poder Executivo, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), presidentes de associações empresariais do setor e empresários da indústria química, aconteceu no Auditório Interlegis, do Senado Federal.

Os principais objetivos da Frente Parlamentar são o aprimoramento das políticas públicas federais para restabelecer a competitividade da cadeia produtiva do setor químico, petroquímico e de plástico, além de promover o debate sobre a as ações estratégicas necessárias para possibilitar a retomada dos investimentos no setor.

O deputado Paulo Pimenta (PT/RS), presidente da Frente Parlamentar da Química, saudou os cerca de 200 participantes do evento e destacou a importância da Comissão Executiva da Frente Parlamentar, que já conta com tarefas específicas e diversas atividades programadas. O deputado falou também sobre a meta de trabalhar pela promoção e aprimoramento das políticas públicas federais, pertinentes à competitividade da cadeia produtiva do setor químico. “O Brasil tem muitas oportunidades, mas precisamos transformar essas oportunidades em investimentos, desenvolvimento e crescimento sustentável para o País”, enfatizou. O Deputado destacou ainda a necessidade de aumentar a competitividade do setor a fim de reduzir o déficit, que em 2014 chegou a US$ 31,2 bilhões. “Se hoje o Brasil importa produtos químicos, amanhã irá importar a etapa seguinte e assim sucessivamente, até que se inicie a importação apenas de produtos acabados, diminuindo cada vez mais o peso da indústria na formação do PIB brasileiro. (A íntegra do discurso do deputado Paulo Pimenta está disponível no site da Abiquim. Acesse clicando aqui.)
                                                                                                                                                                                       Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado

Público de cerca de 200 participantes prestigiaram o relançamento da Frente Parlamentar da Química, no Senado. 

Carlos Fadigas, presidente do Conselho Diretor da Abiquim, destacou a importância da indústria química no Brasil em relação a outros países que têm a indústria como força motriz do crescimento. Fadigas falou ainda que “não há país desenvolvido sem uma indústria química forte, pois ela é base da sustentabilidade do desenvolvimento industrial e, além disso, ajuda no desenvolvimento das cadeias produtivas ampliadas”.

O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB/BA), vice-presidente da Frente Parlamentar da Química na Câmara dos Deputados, ressaltou a necessidade de manter a competitividade dos polos petroquímicos construídos no Brasil, devido à importância desses polos para a economia de todo o País, em especial dos estados da Bahia, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Gabriel Gomes, chefe do Departamento de Indústria Química do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), apresentou o Estudo de Diversificação da Indústria Química, realizado pelo consórcio Bain&Company e Gas Energy, sob encomenda do BNDES. O Estudo que tem como objetivos principais identificar oportunidades de atração de investimentos para diversificar a indústria e equilibrar a balança comercial e propor a formulação de políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento do setor.

A senadora Sandra Braga, vice-presidente da Frente Parlamentar no Senado, reforçou a importância do grupo no estabelecimento da competitividade do setor químico e sugeriu uma série de agendas para que os objetivos de trabalho da Frente sejam alcançados, destacando ser fundamental ter o Congresso trabalhando a matéria em conjunto com o Poder Executivo. Ressaltou, também, que recebeu o convite para compor a Comissão Executiva da Frente com muito entusiasmo, principalmente por ser do estado do Amazonas, região rica em recursos naturais.

Na opinião do presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim, Fernando Figueiredo, “para o setor químico, ter um grupo tão grande de parlamentares comprometidos é uma garantia de que os objetivos da Frente Parlamentar sejam alcançados. Sendo a indústria química um setor conhecido mundialmente pela forte agregação de valor e efeito multiplicador positivo na economia, seu crescimento é fundamental para o desenvolvimento do País”. A Abiquim é responsável pela secretaria-executiva da Frente Parlamentar, coordenada pela gerente de Assuntos Institucionais da Associação, Marina Mattar.

Também prestigiaram o evento a senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), os deputados federais Andres Sanchez (PT/SP), Afonso Motta (PDT/RS), Alex Manente (PPS/SP), Antonio Imbassahy (PSDB/BA), Bilac Pinto (PR/MG), Davidson Magalhães (PCdoB/BA), Givaldo Vieira (PT/ES), Paulão (PT/AL), Paulo Abi-Ackel (PSDB/MG), Renato Molling (PP/RS), ex-deputado Vanderlei Siraque (PT/SP) e o deputado estadual Catarina Paladini (PSB/RS). Estiveram presentes ainda o secretário de Agricultura do Estado de SP, Arnaldo Jardim, o diretor do Departamento de Setores Intensivos em Capital e Tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alexandre Moura Cabral, o gerente de Investimentos da Apex-Brasil, Rodrigo Gedeon, a assessora especial da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Leonita de Carvalho, a especialista em Projetos da ABDI, Junia Motta. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), Eduardo Vieira, além de presidentes de associações empresariais e sindicais e empresários do setor, também compareceram ao evento.  

Oficialmente relançada, a Frente Parlamentar da Química conta com a seguinte composição da Comissão Executiva:

Presidente da Frente: deputado federal Paulo Pimenta (PT/RS);
Vice-presidente da Frente no Senado Federal: senadora Sandra Braga (PMDB/AM);
Vice-presidente da Frente na Câmara dos Deputados: deputado Antonio Imbassahy (PSDB/BA);
Coordenador do setor de Cloro: deputado Paulão (PT/AL);
Coordenador do setor de Gás: deputado Davidson Magalhães (PCdoB/BA);
Coordenador do setor de Inovação e Tecnologia: deputado Izalci (PSDB/DF);
Coordenador do setor de Petroquímicos: deputado Alex Manente (PPS/SP);
Coordenador do setor de Plástico: deputado Andres Sanchez (PT/SP);
Coordenador do setor de Químicos para Agronegócios: deputado Afonso Motta (PDT/RS);
Coordenador do setor de Químicos para Couros: deputado Renato Molling (PP/RS);
Secretaria-executiva: Marina Mattar, gerente de Assuntos Institucionais da Abiquim.

voltar



  topo