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Solução de transporte ferroviário com policarbonato da Bayer para os Jogos Olímpicos no Brasil


Passageiros brasileiros beneficiam-se da segurança do policarbonato em aplicações ferroviárias

O futebol reina supremo no Brasil com uma nação repleta de fãs apaixonados. Com o entusiasmo que normalmente excede os 90 minutos das partidas, as chapas de policarbonato resistentes a impactos vêm se tornando a melhor escolha para janelas de composições ferroviárias.

Além de sua resistência, as leves chapas de policarbonato, como as chapas de policarbonato Makrolon TG da Bayer MaterialScience,  oferecem boa transparência ótica e alta resistência a choques, quebra e explosão. Essa combinação de propriedades permite a utilização das chapas no projeto de trens duráveis e de alta qualidade, proporcionando segurança aos seus passageiros.

Graças à leveza (metade do peso de um vidro comum), as chapas de policarbonato podem reduzir o peso total de um trem, permitindo menor consumo de energia e resultando em um impacto ambiental menor. Esses atributos contribuíram para a utilização, pela primeira vez, das chapas de policarbonato em trens intermunicipais no Rio de Janeiro. Esses trens fazem uso das chapas de policarbonato nos compartimentos laterais de bagagem e nas barras de proteção das janelas ao lado de assentos, oferecendo segurança e, ao mesmo tempo, dando um toque de design.

As chapas de policarbonato da Bayer MaterialScience são amplamente utilizadas em outras aplicações ferroviárias como, por exemplo, portas, janelas, decorações internas, assentos e também nas estações de transporte ferroviário.
Entre uma das vantagens das chapas de policarbonato MakrolonTG, fabricadas pela Bayer MaterialScience em Sheffield, Massachusetts (EUA), está a redução significativa das despesas com manutenção e troca, no caso da utilização de outro material. As chapas termoplásticas da Bayer atendem a diversas necessidades de retardamento de chamas e baixo nível de fumaça, tornando-as um material seguro e confiável para utilização em aplicações de transporte ferroviário.

“Esse projeto foi resultado da colaboração bem-sucedida de muitas partes. A experiência global da equipe de transporte ferroviário da Bayer, combinada ao conhecimento de materiais da Bayer, resultou em um intercâmbio técnico total com a CNR Changchun Railway Vehicles Co. Ltd  e em uma cooperação pró-ativa na fabricação de amostras e apresentação de relatórios de testes”, afirma Holly Lei, vice-presidente sênior da Bayer China. “Tudo isso levou à implementação bem-sucedida do policarbonato da Bayer nesse projeto”.

O Ministério dos Transportes no Brasil firmou um contrato com a CNR Changchun Railway Vehicles Co. Ltd para a compra de 100 trens da série (400) EMU, a serem entregues entre junho de 2011 e agosto de 2015. Os trens são projetados para atingir uma velocidade de 100 km/h e tem capacidade para 1300 passageiros por trem. Parte dos trens serviu a Copa do Mundo de Futebol em 2014; os trens também serão utilizados nos Jogos Olímpicos de 2016, ambos no Rio de Janeiro. Trata-se do primeiro projeto no qual a China Rail Transit Corporation utiliza chapas aprimoradas de policarbonato em janelas, portas, compartimentos de bagagem e janelas em trens.

 

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