Últimas Notícias - Plásticos de Engenharia

Ford abre caminho para o futuro: Relatório de Sustentabilidade destaca metas ambientais e iniciativas de mobilidade


A Ford acaba de divulgar o seu 16º Relatório Anual de Sustentabilidade, que este ano mostra os avanços da empresa no objetivo de mudar a forma como o mundo se move. O material aborda as iniciativas da marca para enfrentar os desafios de mobilidade, além de apresentar as realizações e resultados ambientais ao redor do mundo, incluindo o Brasil.
Um dos destaques do relatório é a redução mundial de descarte de resíduos em aterros, reforçado pelo anúncio de que a estamparia e a linha de produção de Hermosillo, no México, passam a ter geração zero de resíduos para aterro sanitário. Com isso, todas todas as unidades produtivas do país – incluindo Cuautitlan e Chihuahua – passam a ter o mesmo status. Essa é mais uma importnate contribuição para atingir a meta global da montadora de redução de resíduos em 40% por veículo produzido de 2011 a 2016. Em todo o mundo, já são 28 fábricas da Ford a terem esse status, incluindo três unidades no Brasil – duas em Taubaté (São Paulo) e uma em Camaçari (Bahia), 13 unidades na América do Norte; sete na Europa e cinco na região da Ásia-Pacífico.

Foco em megatendências
Ciente do presente, mas com um olho no que está por vir, a Ford está trabalhando para visualizar o futuro da empresa - guiada por quatro megatendências:

•        Urbanização: Hoje, há 28 megacidades - áreas metropolitanas com mais de 10 milhões de pessoas. Esse número deverá crescer para 41 megacidades até 2030. A infra-estrutura de hoje não comportar o número de veículos projetados para estarem na estrada.
•        Crescimento da classe média: segundo o The Brookings Institution, a classe média global vai dobrar de tamanho - de 2 bilhões para 4 bilhões - até 2030. Muitas dessas pessoas pretendem adquirir veículos, trazendo um novo conjunto de desafios.
•        Preocupações com a saúde e a qualidade do ar: de acordo com a Organização Mundial de Saúde, graves desafios relacionados com a saúde e a qualidade do ar vão existir nos países em desenvolvimento - apesar dos avanços que estão sendo feitos para melhorar a situação.
•        Mudança de atitudes do consumidor: os Millennials, as pessoas nascidas entre o início de 1980 e de 2000, irão influenciar a forma como as empresas tomam decisões sobre produtos.
•        Recursos naturais limitados: as empresas serão desafiadas a encontrar formas inovadoras para lidar com os impactos do uso de energia, uso de água e aumento da demanda por matérias-primas.
Em resposta a esses desafios, a montadora anunciou este ano o Ford Smart Mobility. O plano – que inclui uma série de experimentos globais - é projetado para para avançar na conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e análise de dados por meio da inovação.

Redução do impacto ambiental da empresa
O Relatório de Sustentabilidade também apresenta o trabalho da Ford para cumprir sua meta agressiva de redução das emissões de CO² em 30% por veículo fabricado até 2025. De 2013 a 2014, as emissões de CO² por veículo produzido diminuiram mais de 2,4%, e a empresa continua no caminho certo para cumprir sua meta de longo prazo.

A Ford também reduziu significativamente o seu uso global de água ao longo dos últimos anos. Em 2014, a montadora anunciou que reduziu o consumo de água por veículo em 30% globalmente com base nos dados de 2009 - atingindo sua meta dois anos antes do previsto.

De 2011 a 2016, o consumo médio de energia da Ford está caminhando para diminuir em 25% por carro fabricado globalmente. Além disso, desde 2000, a Ford investiu mais de 300 milhões de dólares em melhorias de eficiência energética nas suas instalações globais.

Importantes conquistas também no Brasil
Os esforços em sustentabilidade também trouxeram importantes resultados para a Ford no Brasil. A montadora tem implementado tecnologias de ponta em suas fábricas com o objetivo de reduzir o consumo de água, de energia, e da geração de resíduos. Um grande marco foi alcançado em 2014 pelas fábricas de motores e transmissões de Taubaté, em São Paulo, e a fábrica de motores de Camaçari, na Bahia, que geram zero resíduo para terro sanitário.

A Ford também reduziu o consumo de água em suas fábricas em São Paulo e Bahia em cerca de 60% nos últimos cinco anos. Com esse resultado, a empresa já superou no Brasil a meta global de economia proposta para o período de 2009 a 2015, que é de 3,8 m³ por veículo produzido.

Entre as iniciativas adotadas nas fábricas da Ford no Brasil para preservação dos recursos hídricos estão a limpeza a seco dos veículos, processo que hoje consome 90% a menos de água; o reuso de água no processo de pintura, que proporciona uma economia de aproximadamente 1.200m³ por dia; a troca dos canos subterrâneos por canos suspensos, para facilitar a identificação e conserto de possíveis vazamentos; e o processo MQL (Minimum Quantity Lubricant – Quantidade Mínima de Lubrificante) no processo fabril, no qual a água utilizada foi substituída por vapor de água, evitando desperdícios.

A Ford foi também a primeira montadora a comunicar voluntariamente às autoridades brasileiras sobre seus índices de emissão de gases na atmosfera. Desde 2010, a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) caiu de 19% para 11%, em valores absolutos, por unidade produzida.

Veículos mais eficientes
A Ford vem trabalhando para melhorar cada vez mais a eficiência energética dos seus veículos. Um exemplo é o motor 1.0 TiVCT 12V que equipa o Novo Ka, considerado o carro compacto de menor consumo de combustível do País, tanto com etanol como com gasolina, de acordo com os dados divulgados pelo Inmetro/CONPET. O Novo Ka recebeu o selo A de eficiência energética, com os melhores resultados do seu segmento.

O uso de materiais reciclados também tem sido ampliado na região. Todos os carros produzidos levam de cinco a seis quilos, cada, de materiais reciclados como garrafas PET e sobras de tecido, entre outros, na composição de tapetes, isolamento acústico e forração para teto.

Desafio São Paulo de Mobilidade
Este ano, o Brasil entrou oficialmente no programa global da Ford “Innovate Mobility Challenge”, que propõe a busca de soluções para melhorar a mobilidade nas grandes cidades, com a abertura das inscrições para o Desafio São Paulo de Mobilidade.

Com cerca de 12 milhões de habitantes e oito milhões de veículos, São Paulo é hoje uma das 28 megacidades globais que enfrentam o desafio de oferecer meios de transporte eficientes e sustentáveis. O Desafio São Paulo de Mobilidade tem como objetivo incentivar a criação de aplicativos que favoreçam a integração no uso dos carros e do transporte público na maior metrópole do País. Os resultados serão anunciados em outubro.



  topo