Últimas Notícias - Poliuretano

Dow e Nordmeccanica anunciam tecnologia revolucionária em laminação de embalagens flexíveis

 

Desenvolvido em conjunto para solucionar os desafios atuais do processo de laminação, o SYMBIEX é uma tecnologia inovadora de adesivos de cura ultarrápida que, combinada com o equipamento Duplex SL One Shot , possibilita corte em 90 minutos e transformando a eficiência da conversão

A Dow e a Nordmeccanica SpA acabam de anunciar o lançamento de uma tecnologia revolucionária de laminação que combina avanços tanto na parte de adesivos como em maquinário.

A SYMBIEX de cura ultrarrápida é uma nova geração de adesivos sem solvente que em combinação com a inovadora tecnologia de laminação Duplex SL One Shot da Nordmeccanica, redefine o processo de laminação de embalagem oferecendo aos convertedores os melhores avanços em eficiência, menor tempo de cura e diminuição significativa do prazo de entrega da embalagem final.

“Conseguimos lançar essa tecnologia revolucionária apenas 18 de meses depois de assinar o acordo de desenvolvimento conjunto com a Nordmeccanica o que é algo excepcional”, garante Yasmin Gomez, gerente de Marketing da Dow Adesivos para Embalagens, Produtos Têxteis e Higiênicos na América Latina. “Esta rapidez foi possível porque combinamos o conhecimento técnico da Dow em desenvolvimento de adesivos com o vanguardismo das máquinas da Nordmeccanica, e o resultado traz uma das maiores inovações já conseguidas em laminações para embalagens em 50 anos”.

“Com a parceria entre Dow e Nordmeccanica foi possível reinventar o processo de laminação sem solvente e lidar com suas limitações fundamentais. Um exemplo é combinar a cura ultrarrápida, que exige um adesivo de ação imediata, com excelente maquinabilidade útil que exige um adesivo de ação mais lenta”, afirma Mateus Cipro, líder técnico para adesivos da Dow na América Latina. Neste sentido, ele lembra que com a SYMBIEX e a laminadora Duplex SL One Shot é possível cortar em apenas 90 minutos após a laminação em comparação ao padrão atual que pode variar de 12 horas até 24 horas. “É uma inovação que traz uma revolução no mercado de adesivos de laminação”.

Outros benefícios incluem:
- Melhorias na eficiência da conversão: sem preocupações com o dosador e nem com a vida útil do produto em máquina (Pot Life);
- Custo de utilização mais baixo: redução na parada do processo e no inventário do material curado;
- Capacidade para formatar uma embalagem em menos de um dia após a laminação e conseguir cumprir as mais exigentes legislações para os alimentos no espaço de um dia para a maioria das estruturas laminadas;
- Alta velocidade de laminação inclusive em estruturas metalizadas e com folhas de alumínio, em comparação com a tecnologia sem solvente convencional;
- Ausência de névoa e melhor molhabilidade;
- Sem resíduos de adesivos/consumo total de máquina;
- Possibilidade de checagem da força de adesão em 30 minutos após a laminação.

Laminação de embalagens redefinida
Comparado com uma linha convencional de laminação, a laminadora Duplex SL One Shot apresenta um sistema diferenciado para lidar com os processos de laminação sem solvente, possibilitando que, no processo de laminação, dois componentes do adesivo levem o máximo de tempo possível para entrar em contato.

Com duas estações independentes de laminação de alta precisão, os dois filmes são pressionados juntos somente no NIP (ponto de laminação) onde ocorre a cura do adesivo. Esse processo elimina a necessidade de uma unidade de mistura e quaisquer preocupações ligadas à vida útil e oferece um tempo reduzido de paragem da linha, além de facilidade de limpeza.

“A nova tecnologia conseguiu não só superar as limitações da vida útil, deslocando o início da reação química para o NIP, como também desenvolver os mais rápidos adesivos sem solvente produzidos com dois componentes vistos no mercado hoje”, afirma Yasmin Gomez.

Antes desse projeto de tecnologia, se um convertedor precisasse fornecer laminados com um tempo de resposta rápido ele teria que usar um método de cura de base solvente, base água ou alguma outra alternativa de cura. Os adesivos SYMBIEX e o DUPLEX One-Shot fornecem excelente aderência sem Compostos Orgânicos Voláteis (em inglês VOCs), grande redução no consumo de energia e cura rápida possibilitando uma entrega mais ágil.

Acelerando a Inovação para o Mercado
“A inovação está no cerne de tudo aquilo que a Dow faz e confere suporte ao compromisso da empresa de trazer conhecimento técnico e soluções avançadas aos nossos clientes”, lembra Yasmin Gomez, da Dow. “Essa tecnologia revolucionária redefine os padrões atuais em adesivos solventless, possibilitando aos convertedores impulsionar a inovação rumo à cadeia de valor por meio de um processo de laminação mais simples e mais flexível, aumentando sua competitividade e capacidade de resposta para atender às necessidades do mercado acelerado dos dias de hoje.”

 “A inovação também está no DNA do Grupo Nordmeccanica”, destacou Antonio Cerciello, presidente do Nordmeccanica Group. “Nós estamos constantemente pensando fora da caixa, dirigindo nossos esforços na elaboração de um novo design, de novas tecnologias e novas vantagens para os convertedores. Sempre fomos inovadores, estando na vanguarda de nossa indústria, e é isso que nos torna diferentes. Tenho orgulho em colaborar com uma parceria tão essencial como a da Dow; é o que precisamos dentro de um ambiente complexo para continuar aportando inovação com confiabilidade e eficácia. 

voltar



  topo