Últimas Notícias - Poliuretano

Grupo Solvay e Suzano Papel e Celulose assinam acordo para construção de unidade satélite de peróxidos de hidrogênio, em Imperatriz, no Brasil

 

A Peróxidos do Brasil, joint venture do Grupo Solvay e PQM, e a Suzano Papel e Celulose assinaram acordo para a construção de uma unidade industrial satélite de peróxidos de hidrogênio na fábrica de celulose da Suzano instalada em Imperatriz, no Estado do Maranhão, no Brasil.

Desenvolvida sob o conceito tecnológico myH2O2, patenteado pela Peróxidos do Brasil, a unidade é uma mini planta satélite para fabricação de peróxido de hidrogênio on site, isto é, nas instalações dos clientes. Geralmente, as unidades myH2O2 têm capacidade de produção que variam de 5 mil toneladas até 20 mil toneladas por ano.

A unidade a ser instalada na fábrica da Suzano deverá entrar em operação até o final de 2017. Será a primeira mini planta satélite myH202 do mundo. Sua produção será exclusivamente de uso da planta de celulose da Suzano, da qual aproveitará a infraestrutura industrial, as utilidades (serviços) e matérias-primas que estão disponíveis no local.

“Acreditamos que essa tecnologia nos ajudará a ser mais competitivos e eficientes, uma vez que nos permitirá redução de custos na compra de um importante insumo que hoje trazemos de outro estado. O volume de fornecimento previsto já contempla o nosso aumento de capacidade, que estará implementado em 2017”, diz Walter Schalka, CEO da Suzano Papel e Celulose.

“A instalação de uma mini planta myH2O2 é perfeitamente adequada principalmente para os clientes como a Suzano, que possuem plantas de celulose e papel instaladas em áreas mais distantes da nossa maior unidade industrial, que está no Estado do Paraná. A nossa tecnologia oferece muitos ganhos para os clientes, entre os quais a maior segurança no fornecimento, logística ajustada e redução de efluentes”, afirma Carlos Silveira, CEO da Peróxidos do Brasil.

De acordo com Georges Crauser, Presidente da Unidade Global de Negócios Peróxidos, do Grupo Solvay, a empresa tem construído e operado com sucesso várias mega plantas de peróxido de hidrogênio, com capacidade superior a 300 mil toneladas por ano. “Agora, estamos iniciando um novo projeto, com essas mini plantas satélites myH2O2, com um alto nível de confiabilidade e de competitividade, o que demonstra toda a competência das nossas equipes ligadas à tecnologia, engenharia e excelência operacional na área de peróxidos de hidrogênio”, comenta. Segundo Crauser, o Grupo Solvay está atualmente em discussões com vários clientes ao redor do mundo para desenvolver novas oportunidades para suas unidades satélites MyH2O2.

 

voltar



  topo