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Motor todo de plástico terá mais polímeros da Solvay



Caixa de bomba de óleo com polímeros especiais da Solvay faz parte
do projeto de motor todo de plástico Polimotor 2

Projeto Polimotor 2 instala caixa de bomba de óleo com o polímero AvaSpire PAEK Ultra
A Solvay, fornecedora líder global de polímeros de alto desempenho, anunciou que sua poliariletercetona AvaSpire AV-651 CF30 (PAEK) será utilizada em três seções da caixa externa da bomba de óleo modular no coletor de óleo a seco do motor Polimotor 2.

Liderado pelo lendário inovador do automóvel Matti Holtzberg, o projeto Polimotor 2 visa conceber e fabricar a próxima geração de motores totalmente de plástico para uma corrida de competição, ainda em 2016. A Solvay é um dos principais patrocinadores de materiais para este projeto altamente técnico.

O projeto Polimotor 2 tem como objetivo desenvolver um motor CAM de quatro cilindros, double overhead (duplo comando) totalmente de plástico, que pesa entre 138 a 148 libras (63-67 kg), ou cerca de 90 libras (41 kg) a menos do que o motor de produção padrão atual. O programa inovador de Holtzberg vai aproveitar as tecnologias de polímeros avançados da Solvay para desenvolver até dez peças do motor.

Além dos componentes da bomba de óleo, os polímeros especiais da Solvay são utilizados em peças como rodas dentadas, componentes do conjunto de combustível e anéis (O-rings), bomba de água de arrefecimento, peças do corpo do acelerador, entre outras parte que exigem alto desempenho. Além do polímero especial AvaSpire PAEK, as autopeças do Polimotor 2 empregam poliftalamida Amodel (PPA), poliéter KetaSpire PEEK), polifenilsulfona Radel (PPSU), sulfeto de polifenileno Ryton (PPS), poliamida-imida Torlon (PAI) e fluoropolímero Tecnoflon (FKM).

Tecnologia e inovação - “A seleção inigualável polímeros especiais da Solvay ofereceu várias opções possíveis para substituir os componentes da bomba de óleo, normalmente de alumínio, incluindo seus produtos de alto desempenho Ryton PPS e KetaSpire PEEK”, disse Holtzberg, que também é presidente da Composite Castings, LLC, com sede em West Palm Beach, na Flórida. “Descobrimos que esta classe específica de AvaSpire PAEK proporciona a redução do peso pretendida com um ótimo equilíbrio de resistência, estabilidade dimensional e outras qualidades necessárias para resistir com sucesso às exigências da bomba de óleo do Polimotor 2”.

Cada uma das três seções moldadas por injeção pesa 90 gramas, em comparação com as 190 gramas (0,42 lbs) para os produtos em alumínio. No geral, a substituição de toda a caixa de metal por uma moldada com AvaSpire PAEK proporcionou uma redução de peso total de 270 gramas (0,6 lbs), cumprindo os requisitos de desempenho desejados para a bomba de óleo.

O AvaSpire AV-651 CF30 PAEK, um composto reforçado com 30 por cento de fibra de carbono, oferece maior força, rigidez e resistência à fadiga em comparação com grades de base AV-651, e maior redução de peso em relação aos grades reforçados com fibra de vidro AvaSpire Paek. A estabilidade oxidativa térmica de longo prazo do material é similar à do PEEK reforçado com fibra de carbono, mas oferece melhor estabilidade dimensional e resistência à deformação durante a moldagem por injeção.

A Molding Concepts, com sede em Michigan, fez a moldagem por injeção das três peças finais. Elas foram então usinadas pela Allegheny Performance Plastics, LLC, uma processadora de termoplásticos de alto desempenho, com sede da Pensilvânia.

“A excelente capacidade de usinagem do AvaSpire AV-651 CF30 PAEK possibilitou que a Allegheny alcançasse as tolerâncias extremamente rígidas necessárias para a folga da ponta da engrenagem e superfícies de vedação da bomba, conseguindo também acabamentos de superfície de boa qualidade”, disse Greg Shoup, presidente da Allegheny Performance Plastics.

O AvaSpire AV-651 CF30 PAEK é adequado para formar os componentes estruturais da caixa da bomba de óleo do Polimotor 2, que vai encontrar temperaturas de óleo que se aproximam de 140 ° C (284a F) e ciclos de pressões internas entre 2,8 e 5,5 bars.

“Assim como os polímeros Ryton PPS ou KetaSpire PEEK da Solvay, o AvaSpire PAEK está atraindo crescente interesse pelos benefícios exclusivos que oferece a aplicações de componentes automotivos”, disse Brian Baleno, gerente global de desenvolvimento de negócios automotivos na Solvay Specialty Polymers. “Mais especificamente, o AvaSpire PAEK oferece o equilíbrio mais eficiente de resistência e alongamento dentro do nosso portfólio de polímeros especiais, que está motivando a avaliação destes polímeros para uso como pontas de palhetas da bomba de vácuo, compartimentos de mancal e abraçadeiras”.


Polimotor 2 terá motor totalmente de plásticos e polímeros. Grupo Solvay apoia
o projeto com polímeros especiais utilizados em 10 peças do motor

 

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