Últimas Notícias - Poliuretano

Missão Sebrae/ONIP vai mapear tecnologias na OTC para apresentar oportunidades à indústria brasileira

O Sebrae e a ONIP reuniram uma série de empresários brasileiros no Rio de Janeiro esta semana para debater as estratégias de negociação e análise de oportunidades durante a OTC de Houston, marcada para a próxima semana. Durante a feira, os executivos das duas instituições vão fazer um mapeamento tecnológico de seis áreas essenciais para as atividades de óleo e gás brasileiras, com o intuito de analisar os avanços da indústria internacional em termos de inovação e avaliar as oportunidades abertas para as empresas nacionais.

O gerente de tecnologia naval e offshore da ONIP, Jorge Bruno (foto), que coordenou a reunião, junto com o superintendente da ONIP, Carlos Camerini, e o coordenador de óleo e gás do Sebrae, Antonio Batista, falou sobre o perfil diversificado do evento, indicando que cerca de 42% dos participantes da OTC não são americanos, o que mostra a vasta gama de oportunidades para empresários estrangeiros.

Bruno explicou ainda que haverá um dia dedicado à visitação dos estandes, com um destaque para as empresas e tecnologias já mapeadas de acordo com os interesses dos empresários presentes na missão.

Na parte de análise das oportunidades e dos avanços tecnológicos, haverá seis áreas alvo: integridade operacional; FPSOs; tecnologias submarinas; ROVs e AUVs;  geração de energia submarina; e barcos de apoio marítimo.

Camerini lembrou da última missão da ONIP a Aberdeen, durante a Offshore Europe, ressaltando que há uma demanda crescente por empresas envolvidas com o mercado de integridade de equipamentos, que se divide principalmente em três focos: manutenção e inspeção; extensão de vida útil dos sistemas mantendo os graus de segurança e funcionalidade; e descomissionamento.

Além disso, o superintendente da ONIP ressaltou que, com o amplo plano de desmobilização da frota e de venda de ativos da Petrobrás, essa terceira vertente do mercado de integridade operacional vem crescendo bastante.

Já Antonio Batista falou sobre a importância de dar atenção às novas tendências de mercado que poderão ser vistas na feira, lembrando que na edição passada um dos destaques era a produção de peças a partir de impressoras 3D, o que deve ter crescido ainda mais este ano, na previsão do consultor. Outro destaque, na visão dele, é a expansão do mercado de aplicativos para o setor de petróleo e gás, ainda pouco explorado, mas em franca ascensão. (Petronotícias)

Veja abaixo a lista de empresas presentes na Missão Sebrae/ONIP:
ALIS SOLUÇÕES
ANDRADE GUTIERREZ
ASSESS CONTABILIDADE
ATIVATEC
BRAX
BUREAU DE EVENTOS
CONTORNO CONSULTORIA
DINAMUS
EBR
EMBRAPII
HKM
INTELIE SOLUÇÕES
JHON SIX
MACLOG
MANOBRASSO SERVIÇOS
MEGATHERM
MODEX ENERGY
MUNDIVISAS
NAUTICAWT
NORTH SAFE DO BRASIL
OPT BRASIL
OURO NEGRO
PETRONOTÍCIAS
RBNA CONSULT
RIO CAPITAL
RONA ASSESSORIA
TECNOFINK
TRANSELETRON
TRIDIMENSIONAL
ZOOM OUT

voltar



  topo