Últimas Notícias - Poliuretano

Fimec - Rhodia lança inovações para o setor de couro, componentes e calçados


A Rhodia, empresa do grupo Solvay, participa da Fimec 2013, principal feira do setor coureiro-calçadista do Brasil (de 12 a 15 de março, em Novo Hamburgo, RS), com seu amplo portfólio de soluções para o setor de couro, componentes e calçados.

A empresa fornece produtos para todas as fases de tratamento de couro, insumos para a produção de poliuretano aplicado em calçados, sílicas empregadas em solados, solventes sustentáveis para adesivos e couro, além de fios têxteis e fios industriais de alta tenacidade para uso em linhas de costura industrial. O setor representa em média por ano 7% das vendas da Rhodia no Brasil.

Novidades – Entre as novidades da Rhodia para o setor, os destaques são os cinco novos produtos para diferentes fases do tratamento de couro, que ampliam a linha de produtos Rhodiaeco. Desenvolvidos no Brasil, com suporte dos centros de pesquisas internacionais do grupo e laboratórios de entidades do setor no País, esses produtos permitem melhorar a produtividade da indústria do curtume, além de oferecer vantagens ambientais, com a redução de efluentes químicos.

A intenção da empresa nesse segmento é futuramente exportar a tecnologia desses produtos para outros países grandes produtores do setor de couro, em especial a China, conforme adianta Antonio Luvizeto, diretor comercial e de marketing da área global de negócios Poliamida e Intermediários do grupo Solvay e coordenador do projeto Footwear Technology, que reúne as iniciativas da empresa voltadas para o setor coureiro-calçadista.

Outra novidade destacada pela Rhodia na Fimec 2013 é o desenvolvimento de um TPU (poliuretano termoplástico) em conjunto com a empresa Scandiflex para aplicação no setor de calçados. Esse novo produto ampliará a utilização de insumos da Rhodia empregados na produção de sistemas de PU para o setor.

Segundo Luvizeto, essas novidades integram a estratégia da empresa dentro da cadeia química do C6 (seis moléculas de carbono), que permite à empresa a possibilidade de criar e produzir novas soluções em tecnologias e produtos na área de intermediários químicos, atendendo a diferentes necessidades do mercado.

“Estamos desenvolvendo inovações que ampliam nossa oferta de intermediários em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, onde está nossa base industrial para a região”, acrescenta Luvizeto, informando que a empresa investiu em torno de 1 (um) milhão de euros na implantação, no centro de pesquisas da empresa, em Paulínia, de um laboratório de P&D dedicado exclusivamente à área de Poliamida e Intermediários. Além da atuação em pesquisa e desenvolvimento, o laboratório também agrega importantes benefícios no âmbito da assistência técnica e do estabelecimento de parcerias tecnológicas junto aos clientes.

Sílicas e Serviços – Na área de sílicas precipitadas, um insumo de larga utilização na produção de solados de calçados esportivos, os destaques são os serviços de desenvolvimento de aplicações oferecidos aos clientes pela Rhodia, além da gama de produtos em diferentes apresentações que atendem a necessidades específicas da indústria de componentes e de solados de calçados.

Entre os produtos, a novidade é a introdução no mercado de calçados da sílica de alto desempenho, sob a marca Zeosil, que apresenta maior dispersabilidade e compatibilidade com a borracha, ampliando as propriedades físicas dos solados, tais como melhor resistência ao desgaste, melhor homogeneização dos compostos e padronização de lotes de produtos.

“Como essa sílica é microperolizada, não há dispersão de pó no ambiente durante o processo de pesagem, o que melhora consideravelmente a qualidade do ambiente de trabalho”, afirma Paulo Garbelotto, gerente de negócios e marketing do Negócio Sílica na América Latina.

Segundo Garbelotto, a aplicação dessa inovação amplia a atuação da Rhodia no segmento de sílicas precipitadas para o mercado de borracha destinada a calçados, do qual já é uma das mais tradicionais fornecedoras brasileiras. “Nossas soluções atendem às necessidades dos clientes, que buscam maior produtividade e produtos que incorporam inovação”, afirma o gerente da Rhodia. Ele acrescenta que a empresa tem trabalhado junto com os clientes para desenvolver aplicações no segmento de calçados, para oferecer soluções para melhorar a qualidade do produto final, a produtividade e os custos de produção.

Solventes Sustentáveis – No segmento de adesivos e couro, a Rhodia oferece um amplo portfólio de solventes oxigenados derivados da acetona e sua nova linha de produtos AUGEO derivados da glicerina, que tem consolidado sua participação no mercado de tintas para a indústria de couro.

“Temos um longo e amplo relacionamento com os clientes do setor, o que nos permite abastecê-los sempre com as melhores opções em solventes oxigenados”, afirma Walter Gallego, gerente comercial da área global de negócios Coatis, da Solvay. Além dos produtos, diz Gallego, a empresa oferece assistência técnica e serviços, tais como o Solsys (sistema informatizado de compatibilização de solventes), que têm ajudado aos clientes a desenvolver os produtos mais adequados às suas necessidades e de acordo com as demandas do mercado.

Fios e fibras – A oferta da Rhodia para o setor coureiro-calçadista abrange ainda os segmentos de fios e fibras têxteis e industriais, com destaque para os fios de alta tenacidade utilizados na produção de linhas de costura industrial. A unidade global de negócios Fibras inclusive está investindo em 2013 na ampliação de 20% de sua produção de fios, através de acordo com a empresa Tork, do grupo J.Serrano. Parte da ampliação ocorrerá nas linhas de produção de fios industriais de alta tenacidade, que são comercializados sob a marca Rhodianyl.



  topo