Últimas Notícias - Poliuretano

Violoncelo do Futuro mais leve e com efeitos ópticos



Material à base de poliuretano criado pela Bayer MaterialScience para a fabricação de instrumentos musicais incorpora efeitos visuais

Quando se fala em instrumentos musicais, o ideal tanto para os jovens como para os adultos é que, além de fáceis de tocar, eles sejam portáteis o bastante para locomoção. A atividade musical também se torna ainda mais estimulante quando associada a experiências completamente novas. Foi com esta proposta, que a Bayer MaterialScience criou o conceito de “Violoncelo Futurista”. O instrumento é feito com um material plástico transparente capaz de trazer mais leveza e diversos efeitos ópticos ao tradicional violoncelo.

O corpo do Cello do futuro é composto por uma resina fundida de forma cristalina, que pode ser moldada no formato desejado. Trata-se de um poliuretano alifático, que, logo depois de fabricado, é preparado a partir de dois líquidos não solventes. Dependendo dos componentes selecionados, é possível adaptar os materiais às especificações necessárias em termos de flexibilidade e rigidez. A forma ergonômica do instrumento também desempenha um papel fundamental e, por isso, a empresa também conta com o apoio dos designers no projeto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por meio de pesquisas, a equipe do projeto descobriu que os estudantes de música gostariam de ter a possibilidade de afinar o instrumento com a ajuda de sinais coloridos, saber se estão tocando a nota certa ou errada e até mesmo ter a possibilidade de observar as batidas. Já os músicos profissionais, mostraram interesse em efeitos luminosos e apresentações em vídeo durante suas performances ao vivo.

O trabalho incluiu o aperfeiçoamento da resposta vibratória dos materiais de modo que o instrumento produzisse um som atraente. Iluminação e design de mídia também foram envolvidos. Em um variante potencial, diferentes LEDs e projetores de vídeo foram instalados no pescoço e braço do violoncelo. O projetor exibe imagens ou vídeos na superfície frontal transparente do instrumento. Um dispositivo de ajuste ou superfícies para manobras de vídeo também pode ser instalado.

 

Fazer música com outros materiais

A Bayer MaterialScience oferece uma gama de produtos de alta performance adicionais para atender às necessidades específicas de instrumentos musicais modernos, como um saxofone leve e resistente à quebra. O corpo e as teclas de policarbonato feitas com cores variadas já estão à venda. Instrumentos de policarbonato transparente serão apresentados ao mercado em breve. Em pianos, uma espuma rígida de poliuretano de cobertura integral prevê uma ressonância atraente e bom som. A empresa também comercializa matérias-primas de poliuretano para o revestimento de pianos.



  topo