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BASF apresentou soluções para a indústria automotiva no Congresso SAE Brasil 2013


- Indústria automotiva é um dos principais segmentos de clientes da empresa, responsável por até 15% das vendas globais do grupo.
- Somente neste ano, empresa anunciou investimentos para ampliar a produção de tintas automotivas à base de água e catalisadores para motores a diesel

Empresa química líder mundial no desenvolvimento de tecnologias para a indústria automotiva, a BASF esteve presente na SAE Brasil, um dos maiores congressos do País de inovações tecnológicas do setor da mobilidade, que foi realizado de 7 a 9 de outubro, em São Paulo.

A indústria automotiva é um dos principais segmentos de clientes da BASF, responsável por até 15% das vendas globais do grupo. A empresa inova  continuamente para trazer tecnologia de ponta para uma nova geração de veículos, unindo conforto, eficiência de combustível, design e desempenho. Somente neste ano, a empresa anunciou investimentos para ampliar a produção no Brasil de tintas automotivas à base de água e catalisadores para motores a diesel.

Na SAE Brasil, estiverão presentes as divisões de Catalisadores, Tintas Automotivas, Dispersões e Pigmentos, Químicos de Performance e Materiais de Performance, que apresentaram soluções que produzem veículos mais leves e, consequentemente, consomem menos combustível e emitem menos poluentes. As soluções que foram apresentadas na SAE Brasil 2013 estão listadas a seguir.

Catalisadores
Líder mundial no fornecimento de tecnologias ambientais para o controle de emissões, a BASF fornece catalisadores para veículos pesados a diesel, carros e motocicletas. A empresa está preparada para manter o ritmo de atendimento à demanda crescente do mercado brasileiro, impulsionada por regulamentações ambientais cada vez mais rígidas.
 
Tecnologia para motores a diesel
·        SCR (Selective Catalytic Reduction): com o uso de uma solução em ureia, converte NOx (Óxido de Nitrogênio) em água e nitrogênio.
·        DOC (Diesel Oxidation Catalyst): remove CO (Monóxido de Carbono), HC (Hidrocarbonetos) e material particulado dos veículos a diesel.
·        CSF (Catalyzed Soot Filters) ou DPF (Diesel Particulate Filter): são projetados para reduzir as emissões de material particulado de motores a diesel.
·        AMOX (Ammonia Oxidation catalyst): remove o excesso de amônia e pode ser adaptado ao sistema SCR.

Tecnologias para veículos leves e motocicletas
·        TWC (Three Way Catalyst), que faz a conversão simultânea dos três principais gases poluentes: HC, CO e NOx.

Tintas Automotivas
A BASF oferece tecnologia ecoeficiente e alta competência nos produtos que compõem o processo de pintura do segmento automotivo. O destaque são as tintas a base de água e o processo integrado de pintura, tecnologias mais modernas que trazem ao mercado uma maior eficiência e propriedades sustentáveis. As tintas à base de água permitem substituir solventes orgânicos usados na tinta à base solvente, reduzindo assim os compostos orgânicos voláteis (VOC). No processo integrado, uma ou duas etapas do processo de pintura podem ser reduzidas, mantendo-se os mesmos padrões de alta qualidade. A tecnologia contribui para otimizar o tempo e recursos de pintura e é mais ecoeficiente comparada ao processo convencional. A emissão de CO2 e o consumo de energia podem ser reduzidos em cerca de 20%, por exemplo.

·        Ecoat: primeira etapa do processo de pintura, realizada por imersão, e que protege os veículos contra a corrosão
·        Primers: camada aplicada aos veículos que suaviza irregularidades na superfície e oferece proteção contra pedras e raios ultravioletas.
·        Basecoats: responsável pela cor e os efeitos que conferem aos veículos sua aparência estética.
·        Clearcoats: última camada aplicada aos veículos é responsável pelo brilho.
Dispersões e Pigmentos
A linha completa de pigmentos, resinas, dispersões e aditivos da BASF pode executar diversas funções, como conferir soluções especiais e melhorar a qualidade de produtos.

·        Linha Sicopal e Paliogen: pigmentos capazes de refletir ou deixar passar parcialmente os raios infravermelhos deixando a superfície mais fria, proporcionando conforto térmico e economia de energia. Consiste em uma combinação inteligente de pigmentos funcionais e pigmentos coloridos convencionais adequados.
·        Irgazin DPP Red: pigmento DPP com melhor poder de cobertura dentre os vermelhos azulados desta classe química. Proporciona uma combinação única de alta saturação, durabilidade, poder tintorial e opacidade para tintas automotivas sem primer. É otimizado para uso em sistemas base água e alto sólidos e de fácil dispersão.
·        Lumina Royal Blue: pigmento mica de efeito com o azul mais brilhante e intenso do mercado, devido à distribuição uniforme do tamanho de suas partículas. É uma tecnologia avançada que oferece mais brilho, luminosidade, cromaticidade e pureza de cor.
·        Glacier Frost White: pigmento de mica sintética coberto com dióxido de titânio, que oferece mais brilho, luminosidade e um efeito cintilante (sparkling) à tinta.
·        Paliocrom Brilliant Gold: pigmento a base de lamelas de alumínio do tipo silver dollar, que proporciona alto brilho e saturação cromática pela distribuição uniforme do tamanho de suas partículas.
·        Metasheen: gama de pigmentos do tipo VMP (vacuum-metalized pigment), que fornece efeitos de alta qualidade para uma grande variedade de aplicações. O seu efeito espelhado é obtido através da perfeita orientação de suas partículas metalizadas a vácuo.
·        Liquid applied sound damping (LASD) - Acronal: dispersão acrílica base água para redução de ruído, aplicada via robô. Habilidade de conversão de energia vibracional em energia de baixo nível calorífico. Apresenta como benefícios: tempo de processamento; aplicação localizada, sem desperdícios; melhor relação entre absorção de barulho e peso; uniformidade da aplicação; redução de peso; redução da força de trabalho.
·        Adhesives for Automotive Technical Lamination - Luphen: dispersão base água para revestimento interno de portas, painéis, compartimentos, consoles. Apresenta como benefícios: temperatura de ativação entre 50-80°C; alta "força verde“; alta resistência ao calor (>120°C) e boa resistência plastificante.
·        ACRODUR: linha de dispersões e soluções poliméricas de poli (ácido carboxilado) e poliol, um ligante reticulável base água para fibras naturais ou sintéticas. É uma alternativa aos ligantes com formaldeído ou resinas base solvente. Apresenta propriedades termoplásticas (flexível e moldável - antes da cura e reticulação final) e termofixas (estabilidade dimensional e resistência térmica - após a cura e reticulação), podendo ser utilizado em peças de acabamentos automotivo. É ambientalmente amigável, pois não é tóxico nem explosivo; é seguro e de fácil manipulação.
·        STYROFAN RECO 1720: linha de estireno acrílico, ligante livre de formaldeído, APEO* e amônia para impregnação de carpetes. Por meio de um processo simples, permite a reciclagem do carpete, reemulsionando o látex e separando-o das fibras. Ambos podem ser reutilizados. Reduz o impacto ambiental em todo o ciclo de vida do material, pois permite o reaproveitamento dos refilos da produção e do carpete depois do uso, evitando seu descarte em aterros ou incineração.
*Os APEOs (Alquilfenóis Etoxilados) causam contaminação do meio ambiente (fauna e flora) e interferem no sistema endócrino humano e animal e o formaldeído é agente cancerígeno.

Materiais de Performance
Os plásticos especiais da BASF para a indústria automotiva garantem alto desempenho nas funções que contam com sua aplicação.

·        Basotect: espuma de melamina usada para aplicações de conforto acústico que apresenta como principais vantagens: alto poder de absorção acústica em médias e altas frequências, baixíssima densidade, estabilidade química e elevada segurança ao fogo (não propaga chamas, não goteja e nem gera fumaça tóxica em caso de incêndio). No setor automotivo, essa espuma é aplicada em painéis de isolamento acústico para redução de ruídos em compartimentos de motores automotivos (revestimentos acústicos de capôs, de tampas de motores e de túneis de transmissão) de carros, ônibus e caminhões.
·        Elastollan: o TPU da BASF contribui com o avanço da indústria automotiva com características-chaves que permitem a uso em diferentes aplicações, incluindo desde cabos ABS, porta-copos, maçanetas com “soft touch”, coifas, manoplas de câmbio, até grades frontais do radiador.
·        Ultradur: linha de politereftalato de butileno (PBT) excepcional por sua alta rigidez e resistência mecânica, baixa absorção de água, estabilidade dimensional, resistência a intempéries e excelente comportamento ao envelhecimento térmico. Aplicado pela indústria automobilística em molduras de faróis, conectores, mecanismos de elevação de vidros, entre outros.
·        Ultramid: linha de poliamida, baseada em PA6, PA66, PA 6/66 e PA6/6T. Destaca-se por suas excelentes propriedades mecânicas – resistência ao impacto e rigidez, estabilidade térmica, elevada resistência química e a altas temperaturas de trabalho, além de fácil processabilidade. A família de poliamidas Ultramid® se caracteriza pela sua variada gama de aplicações na indústria automobilística: coletores de admissão de ar, maçanetas, pedais, sistemas de arrefecimento e ar condicionado, invólucros de airbags etc.
·        Ultramid Endure: poliamida de alta resistência para aplicações automotivas em alta temperatura. Esta nova família de poliamidas reforçadas com fibra de vidro combina uma excelente resistência ao envelhecimento ao calor com a facilidade do processamento da poliamida 6.6. Pode resistir ao uso contínuo por mais de 3 mil horas, a 220oC, e a picos de temperatura superiores a 240oC, o que amplia a gama de aplicações da poliamida quando se necessita de resistência a altas temperaturas. Suas principais propriedades são: excelente resistência ao envelhecimento ao calor, sob carga contínua, até 220oC; elevada resistência mecânica; elevada tenacidade; excelente soldabilidade; melhores propriedades de fluxo do que uma PA 6.6 comum; excelente aspecto superficial; fácil processamento.
·        Ultraform: linha de poliacetais (POM), que compreende plásticos de engenharia versáteis com uma ampla gama de propriedades capazes de resistir a elevados níveis de esforços. Suas principais características são: elevada rigidez, resiliência, estabilidade dimensional, excelente resistência a agentes químicos (em particular, agentes tipicamente utilizados na indústria automobilística), baixa absorção de água, excelente resistência ao escoamento a frio (“creep”), resistência à abrasão (características auto-lubrificantes). Na indústria automobilística, é aplicado em sistemas de injeção de combustível, engrenagens e mecanismos de elevação de vidros.
·        Cellasto: elastômero de poliuretano microcelular vendido como peça acabada desenvolvida, produzida e distribuída pela BASF para as principais montadoras. É utilizado na suspensão dos carros ou em locais que necessitam isolar ruído. Os carros que possuem o Cellasto em sua estrutura aumentam o conforto e a segurança ao dirigir.

Combustíveis e soluções para lubrificantes

A divisão de combustíveis e soluções para lubrificantes da BASF desenvolve, produz e comercializa mundialmente um amplo número de químicos para performance para a indústria automotiva e as "oil" industries. O foco está voltado, principalmente, para as tendências de motorização mundial e o desenvolvimento de motores concebidos para reduzir cada vez mais o consumo de combustível.


·        Glysantin: é muito mais que um anticongelante, o coolant premium da BASF fornece tripla proteção contra corrosão, superaquecimento e congelamento. Disponível para todos os tipos de veículos e de motores, assegura que o sistema de resfriamento funcione perfeitamente durante todo ano.  
·        Hydraulan: como resultado de inúmeros testes em frota realizados em conjunto com a indústria automotiva, o fluido de freio da BASF prioriza a segurança e desempenho de alta performance nas mais elevadas exigências operacionais.
·        Emgard: fluido de transmissão, permite aos produtores originais, a garantia de mais de 800 mil quilômetros dos componentes para caminhões médios e pesados sem a necessidade de troca do óleo. Isso assegura intervalos de troca seis vezes maior do que um lubrificante mineral comum. O lubrificante da BASF permite intervalos de manutenção mais longos e uso de óleo reduzido, bem como um menor tempo de inatividade e custos operacionais  consideravelmente mais baixos.
·        Emgard: lubrificantes para eixo, permite economia de combustível comprovada, vida máxima ao componente e redução no descarte do óleo usado. O portifólio de fluidos Emgard® estendem o intervalo de troca e aumentam a vida útil, bem como melhora o funcionamento do eixo,  fornecendo proteção contra desgaste.



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