Últimas Notícias - Poliuretano

Tecnologia e sustentabilidade a favor da indústria têxtil

 

INSQIN: nova geração de tecidos revestidos de poliuretano

A Bayer MaterialScience, divisão de Materiais Inovadores do Grupo Bayer, apresenta o INSQIN, uma solução sustentável para a fabricação de revestimentos de tecidos em  poliuretanos (PU) sem o uso de solventes. A nova tecnologia é utilizada para ampliar e transformar diversos tecidos e produtos utilizados do dia-a-dia. Todos os anos, cerca de sete bilhões de pares de calçados, dois bilhões de bolsas e um bilhão de roupas são produzidos em laminados sintéticos de PU ou outros tecidos revestidos pelo mesmo material.

O INSQIN apresenta uma ampla gama de possibilidades para transformar até mesmo os tecidos que atendem os requisitos de projeto e de desempenho da indústria da moda e dos esportes. Aplicações como os laminados sintéticos de PU, tecidos funcionais, serigrafia e impressão de alta performance são alguns exemplos destas alternativas.

Com a tecnologia do PU à base de água e amplo conhecimento de aplicações, a Bayer MaterialScience deseja inspirar as empresas deste mercado a explorarem novas possibilidades no projeto e criação de tecidos revestidos em PU. Com este lançamento, a companhia passa a oferecer um pacote integrado para seus clientes: tecnologia em poliuretanos (PU) à base de água, co-desenvolvimento de material e um programa inovador de certificação de parceiros fabricantes de tecidos revestidos com PU. O objetivo da empresa é a promoção de uma nova forma de colaboração na cadeia de valor.

"Hoje é um dia importante e fundamental para todas as indústrias da cadeia têxtil, uma vez que estamos avançando de forma inovadora e sustentável na produção de acabamentos com o INSQIN. Agora, não apenas podemos unir esforços com os fabricantes para moldar um processo de inovação mais produtivo, mas também contribuir para uma solução prática que aborda o desafio constante entre sustentabilidade e produtividade", afirmou Nicholas Smith, Head Global de Textile Coating da Bayer MaterialScience.

INSQIN estabelece novos padrões de sustentabilidade de materiais
O INSQIN possibilita a fabricação de todos os tipos de tecidos revestidos sem a utilização de solventes, além de reduzir o consumo de água em até 95% e o consumo de energia em até 50% no processo de revestimento. Os benefícios sociais e ambientais da tecnologia à base de água são de extrema importância para o laminado sintético de PU, que tem sido uma das maiores fontes de riscos ambientais e à saúde entre todos os tipos de tecidos revestidos.

Globalmente, mais de 4 bilhões de metros quadrados de laminados de PU são fabricados por ano para atender a demanda crescente do material, sendo que a China fabrica 90 por cento desse número criando um fardo pesado sobre os ecossistemas locais. A exposição de trabalhadores a solventes precisa ser abordada e os riscos de poluição minimizados, as metas de sustentabilidade serão difíceis de cumprir se a indústria continuar a utilizar os processos atuais baseados em solventes para a produção de laminados de PU.

Por este motivo, a Bayer também está desenvolvendo o Programa de Fabricantes Parceiros INSQIN, um plano de garantia de qualidade no qual a Bayer auxilia os fabricantes a melhorarem práticas sustentáveis reduzindo o consumo de recursos em processos de revestimento, segurança na administração de substâncias químicas, entre outras medidas.

Os fabricantes serão auditados em termos de consistência e altos padrões na aplicação da tecnologia PU à base de água, permitindo assim que os proprietários de marcas forneçam novos materiais desenvolvidos através de uma lista de parceiros INSQIN com alta eficiência e melhor transparência na cadeia de valor.

O INSQIN é um exemplo típico do novo conceito de sustentabilidade da Bayer MaterialScience, que objetiva melhorar a vida das pessoas e criar valor preservando recursos e minimizando os impactos sobre nós e o meio ambiente.

Nova forma de colaboração na cadeia de valor
Por meio do INSQIN, a Bayer MaterialScience oferece aos clientes uma solução completa para o desenvolvimento e aumento de produtividade de novos tecidos revestidos em PU à base de água. Com equipamentos-piloto de última geração nos laboratórios da China e da Alemanha, a equipe global de especialistas têxteis está bem posicionada para conduzir a pesquisa, desenvolvimento e a execução de testes para novos tipos de tecidos revestidos.

Trabalhando diretamente com os fabricantes e apoiando seus parceiros de fornecimento e fabricação, a Bayer abordará uma ampla gama de preocupações incluindo o projeto de produtos, fabricação, inovação e desempenho ambiental. "Nossa esperança é que interagindo diretamente com as marcas e fabricantes possamos remodelar a inovação de materiais na indústria de vestuários e calçados. Estamos comprometidos em reduzir os efeitos prejudiciais sobre as pessoas e o meio ambiente, possibilitando um processo de fabricação que elimina a exposição de trabalhadores a solventes e reduz de forma sensível o consumo de recursos", afirmou Nicholas Smith.

voltar



  topo