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Propelentes: DuPont Dymel 152a constitui alternativa de ponta aos “VOCs”


Os compostos orgânicos voláteis ou VOCs poluem o ar, podem prejudicar a saúde e têm uso regulamentado nos Estados Unidos

São Paulo – Os compostos orgânicos voláteis, representados pela sigla VOCs, são todos os que possuem carbono em sua composição. Considerados poluentes, liberados por materiais sintéticos e decorativos usados em acabamentos de casas – aditivos de pintura, vernizes, solventes, materiais decorativos, revestimentos, carpetes, tapetes, produtos de limpeza etc. –, os VOCs também estão presentes nos propelentes aerossóis, insumos que são largamente utilizados na indústria de cosméticos e higiene pessoal.

Por sinal, a utilização dos propelentes tem provocado debates incessantes no mercado americano. Naquele país, o governo regulamentou a aplicação de produtos que liberam VOCs na fabricação de uma série de itens. As agências reguladoras dos Estados Unidos atestaram que os VOCs também apresentam diferentes efeitos adversos sobre o meio ambiente e a saúde humana.

No Brasil, no entanto, os propelentes que contém VOCs têm sua fabricação e comercialização autorizadas, sendo utilizados livremente na manufatura de laquês, perfumes, protetores solares, cremes de barbear, desinfetantes, inseticidas domésticos e tintas spray.

Entre as soluções tecnológicas disponíveis para substituição eficaz de produtos com VOCs, nesse segmento, se destaca o propelente aerossol DuPont Dymel 152a.

Segundo a empresa americana, DuPont Dymel 152a constitui um propelente alternativo, com alta resistência à hidrólise, amplo espectro de aplicações e pode ser misturado com hidrocarbonetos e outros propelentes. O produto também não degrada a camada de ozônio e atende, portanto, às exigências contidas no Protocolo de Montreal* válidas para o Brasil.

Outro benefício atrelado ao DuPont Dymel 152a, de acordo com a companhia, é o fato de o produto prevenir a formação da camada de ‘smog’, conhecida como ‘neblina da poluição’, durante o manuseio de aerossóis.

Para mais informações, acesse: http://www2.dupont.com/Dymel_Propellants/en_US/tech_info/index.html

*Protocolo de Montreal: Documento celebrado mundialmente no final da década de 1980, que estabelece metas e prazos para a eliminação dos CFCs e HCFCs, substâncias que degradam a camada de ozônio.



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