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BASF na Sustainable Brands Rio

 

A BASF participou da Sustainable Brands Rio, evento que reuniu líderes empresariais e especialistas para promover o intercâmbio de práticas de sustentabilidade. No dia 25 de abril, o presidente da BASF para a América do Sul, Ralph Schweens, participou da plenária com o tema "Sustentabilidade como direcionadora da inovação".

Eleita no final do ano passado pelo Guia Exame de Sustentabilidade uma das empresas mais sustentáveis do país, a BASF é um exemplo de companhia que promove o desenvolvimento econômico com o menor impacto possível ao meio ambiente. E foi pensando em crescer com inovação e responsabilidade ambiental que a empresa lançou no ano passado, em São Paulo, a CasaE – Casa de Eficiência Energética, que reúne em um único espaço diversas inovações para o mercado de construção.

O projeto, de R$ 3 milhões, recebeu soluções inovadoras desenvolvidas pela BASF e pelos parceiros envolvidos, com o objetivo de reduzir o consumo de energia e a emissão de CO2. Graças ao uso de materiais diferenciados, a economia de energia pode chegar a 70% na CasaE. O projeto apresenta, ainda, respostas para questões fundamentais do mercado de construção sustentável, como a rapidez dos processos, moradias mais acessíveis, a durabilidade dos materiais utilizados, seu reaproveitamento e a saúde e conforto das pessoas que habitarão os espaços.

No ano passado, a BASF, que tem mais de 10 mil colaboradores dedicados à área de Pesquisa & Desenvolvimento, destinou 1,8 bilhão de Euros à inovação e registrou 1,3 mil patentes. Cerca de um terço do investimento total em pesquisa é aplicado em projetos para aumento da eficiência energética e proteção do clima.

Flavia Tozatto, gerente de sustentabilidade da BASF, diz que a preocupação com as práticas sustentáveis já está incorporada à companhia. "Os critérios de sustentabilidade fazem parte dos processos de tomada de decisão para investimentos e se torna um fator chave em termos de crescimento do negócio. A BASF analisa a eficiência nos processos, o uso racional dos recursos, a segurança, saúde e respeito aos seus colaboradores e à sua vizinhança", afirma Flavia.

A estratégia da BASF para a América do Sul tem na inovação e na sustentabilidade a meta de alcançar 3 bilhões de Euros em vendas provenientes de projetos e produtos inovadores até 2025. A expectativa é que nos próximos cinco anos a companhia alcance 30% de participação no mercado de construção sustentável.

Sobre a CasaE
A CasaE é a primeira Casa de Eficiência Energética da BASF no Brasil e a 10ª unidade da empresa no mundo. O projeto recebeu soluções inovadoras desenvolvidas pela BASF e pelos parceiros envolvidos com o objetivo de reduzir o consumo de energia e a emissão de CO2.

O sistema construtivo utilizado para as paredes, foi o Sistema ICF – Insulated Concrete Formwork – blocos feito com Neopor - poliestireno expandido. Esta inovação, além de tornar a obra mais rápida e limpa, é responsável por um isolamento térmico eficiente. A estimativa de economia de toda a energia necessária é de até 70%.

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