Últimas Notícias - Poliuretano

Abiquim renova acordo de cooperação com INPI

 

Parceria estratégica com o instituto é a primeira com uma instituição empresarial

Diante dos bons resultados, a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) acaba de renovar o acordo de cooperação estratégica com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para desenvolvimento de atividades conjuntas. O objetivo é promover um melhor entendimento sobre propriedade intelectual (PI) e sua integração com a execução da política industrial, principalmente por meio de ações de fomento voltadas para as empresas brasileiras. “A inovação tecnológica torna-se indispensável para o avanço tecnológico, econômico e social e é preciso aculturar nossas associadas para que a área comercial trabalhe em conjunto com o departamento de P&D e utilize estrategicamente a informação tecnológica contida em documentos de patente de forma a atender o mercado”, diz o presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo.

Trata-se do primeiro acordo do INPI com uma associação empresarial. “As ações do INPI em cooperação com a Abiquim têm permitido difundir a cultura da Propriedade Industrial para o setor químico industrial brasileiro e têm dado os primeiros passos no mapeamento tecnológico do setor, com a realização de estudos setoriais dentro dos focos de interesse das comissões da Abiquim”, diz Denise Gregory, diretora de Cooperação para o Desenvolvimento do INPI.

Nesse caminho, as duas principais linhas de trabalho envolvem a sensibilização das empresas associadas à Abiquim com relação a questões relacionadas à inovação e PI, além de um monitoramento tecnológico de mercado realizado pelas duas instituições.

Entre as iniciativas previstas pelo acordo está a realização de estudos e, quando necessário, publicações para promover a maior integração das empresas brasileiras com a informação tecnológica em prol das novas demandas do mercado. Isso porque a Abiquim considera essencial que a inovação ocorra dentro de um ambiente sustentável, de geração do conhecimento, de aumento do emprego de alta qualidade, de promoção da competitividade da indústria e, por conseguinte, da qualidade de vida da sociedade brasileira, reitera Figueiredo.

Para as mais de 170 indústrias químicas de grande, médio e pequeno portes fabricantes de produtos químicos e prestadores de serviços ao setor, representadas pela Abiquim é um caminho que se abre para ampliar a competitividade e o desenvolvimento sustentável da planta instalada no País.

voltar



  topo