Últimas Notícias - Poliuretano

Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação 2014 discutirá políticas de fomento à inovação na indústria química brasileira

 

Evento acontecerá no Sheraton Rio, nos dias 8 e 9 de setembro

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) promoverá evento para discutir as questões da P&D relativas ao setor químico nacional nos dias 8 e 9 de setembro, no Sheraton Rio Hotel & Resort, na cidade do Rio de Janeiro. Entre as presenças confirmadas estão o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Álvaro Prata, o presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Otávio Brandelli, e o presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Gerson Pinto. O Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação 2014 terá como um dos principais destaques um painel sobre as políticas de fomento à inovação no País. O presidente da Anpei será um dos debatedores nesse painel, ao lado do advogado da Dannemann Siemsen, Gustavo Morais, e do moderador da mesa, Edmundo Correia Aires, vice-presidente da Braskem.

Quanto às linhas de fomento à P&D na indústria, o Governo Federal lançou no ano passado o Programa Inova Empresa, que planeja injetar R$ 32,9 bilhões em inovação nos próximos anos. Na opinião da diretora de Assuntos Técnicos da Abiquim, Andrea Carla Barreto Cunha, “isso demonstra que as empresas precisam se mobilizar sobre o tema, ajudando a construir ferramentas que viabilizem a aplicação desses recursos para o setor”. Já para Gerson Pinto, existe um grande número de empresas que desconhecem os vários mecanismos de fomento disponíveis. “Há uma necessidade de se ampliar os incentivos às empresas pequenas e start-ups. É necessário também que instrumentos como a Lei do Bem evoluam. Discutir este tema será importante para acelerar o ritmo da nossa evolução”, declara o presidente da Anpei.

O gerente de Tecnologia e Inovação do Senai, Jefferson Gomes, apresentará o painel “Produtividade: Capital Humano e Investimento em Tecnologia”. A organização é responsável pelo Programa de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, pelo qual 66 Institutos Senai de Tecnologia (ISTs) e 25 Institutos Senai de Inovação (ISIs) serão instalados no País nos próximos cinco anos.

Além disso, haverá uma palestra sobre os desafios para implantar tecnologias de última geração na indústria química nacional, ministrada pelo vice-presidente da Basf, Rui Goerck, que apresentará o case do Complexo Acrílico de Camaçari. De acordo com Goerck, entre as maiores dificuldades nesse âmbito estão a precariedade da infraestrutura logística, a disponibilidade de matéria-prima, a falta de estabilidade do cenário político-econômico e a carência de produção local de equipamentos (atualmente, as máquinas são importadas). Para o vice-presidente da Basf, o seminário é uma oportunidade de esclarecer os principais stakeholders da indústria química quanto ao cenário atual do setor. “O déficit da indústria química brasileira é muito grande. Apesar de existir mercado consumidor local, importa-se muito”, lembra Goerck. De fato, relatório elaborado pela Equipe de Assuntos de Comércio Exterior da Abiquim mostra que as importações de produtos químicos para uso industrial cresceram 18,4% apenas em julho em relação a junho, somando US$ 25,5 bilhões no acumulado de janeiro a julho de 2014. A falta de competitividade da indústria química nacional também leva ao desestímulo a novos investimentos. “Não há grandes investimentos nem grandes planos de investimento acontecendo. Isso precisa mudar. Se a discussão não entrar na pauta industrial, daqui a 20 anos estaremos debatendo a mesma coisa e os investimentos não terão acontecido”, alerta Goerck.

SERVIÇO
Seminário Abiquim de Tecnologia e Inovação 2014
Data: 8 e 9 de setembro de 2014

Local: Sheraton Rio Hotel & Resort | Avenida Niemeyer 121, Leblon, Rio de Janeiro (RJ)

Programação completa e mais informações em:  http://www.abiquim.org.br/seminariotecnologia/pt/seminario-tecnologia-e-inovacao-2014

voltar



  topo