Últimas Notícias - Poliuretano

EXPO ARQUITETURA SUSTENTÁVEL APRESENTA PROJETOS RESIDENCIAIS E COMERCIAIS QUE VALORIZAM A QUALIDADE DE VIDA E O MEIO AMBIENTE

 

Evento reuniu atitudes e ideias sustentáveis que podem ser aplicadas no dia-a-dia de arquitetos, construtores, decoradores e consumidores finais.

A Expo Arquitetura Sustentável, primeiro evento no País que abrange todas as certificações ambientais relacionadas à construção civil, trouxe como principal contribuição aproximar o público das boas práticas de construção e arquitetura, reunindo, de 26 a 28 de agosto, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, cerca de 100 marcas expositoras nacionais e internacionais, representadas em 28 setores da construção, que trouxeram novidades em produtos, sistemas e inovações para diferentes tipos de empreendimentos que valorizam a qualidade de vida e o meio ambiente.

De acordo com a Sustentech, consultoria atuante em mais de 75 projetos de certificação AQUA-HQE, se há pouco tempo uma obra poderia ficar até 20% mais caro ao adotar práticas sustentáveis, hoje esse custo não passa de 7%. “E mesmo assim, ao longo do tempo, com a economia de recursos que a construção passa a oferecer, esse valor não apenas se paga, como gera muito mais economia dali pra frente”, explica Marcos Casado, engenheiro civil e consultor técnico/comercial da empresa.

Projetos residenciais e comerciais tiveram destaque no evento:
Casa AQUA-HQE - Um novo modelo de casa sustentável foi apresentado com exclusividade na Expo Arquitetura Sustentável. O projeto, desenvolvido pela Inovatech Engenharia, teve espaço de 120 m², que incluia duas casas separadas por uma pequena praça. As empresas que tiveram produtos na Casa AQUA 2014 ou estiveram presentes institucionalmente foram Leroy Merlin, Onduline, Skygarden, Otto Baumgart, Windeo, Acqualimp, Toto, Rondobel, LP Brasil, Smart, PlacLux, Efilux, Transix, Rede Habitat (linha da Cebrace) e a Ecoblock. O projeto arquitetônico é de Rodrigo Mindlin Loeb.

CasaE – A BASF apresentou o projeto da sua primeira casa de eficiência energética no país, a CasaE, com inovações e soluções para o mercado de construção brasileiro. Com o projeto, colocou à disposição da indústria novas tecnologias em materiais de alta performance, eficiência energética e proteção climática. A casa de eficiência energética da BASF é a décima construída pela empresa no mundo, a primeira em clima tropical.

Casa 88º - Projeto desenvolvido para empreendimento da incorporadora JHSF. Trata-se da primeira casa com o grau máximo de sustentabilidade do Selo Consciente O’R 88°, que gradua os projetos do escritório de arquitetura Atelier O’Reilly - consórcio formado pelas empresas Atelier O´Reilly, Gaia, Mado e Rewood.

Bairro Quartier - O projeto do novo bairro que será construído na cidade gaúcha de Pelotas é da Joal Teitelbaum Escritório de Engenharia e da Guapo Capital Group, empresas responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento e urbanização. São características marcantes o uso compartilhado da área entre prédios comerciais, residenciais e de serviços, elemento que promove o senso de comunidade do Quartier. Entre os destaques estão o Boulevard Quartier, passeio verde central com mais de 30 metros de largura e 400 metros de extensão, e artéria central de convivência. Nos extremos do Boulevard Quartier estarão dois exemplos de urbanismo voltado à tomada das ruas pelos moradores: o Palco Quartier, espaço para intervenções culturais ao ar livre, junto a uma grande arquibancada verde, e a Praça do Fogo, espaço de convivência e contemplação. 

Ilha Pura (Carvalho Hosken Odebrecht Realizações) – O novo bairro sustentável na Barra da Tijuca , que acomodará os atletas durante os jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, é o primeiro  empreendimento a receber a certificação AQUA - Bairros e Loteamentos na cidade do Rio de Janeiro, além de ter todas as torres certificadas pelo AQUA-HQE Residencial. A certificação leva em consideração as especificidades do Brasil para a elaboração dos critérios de desempenho da qualidade ambiental do edifício e do bairro, e dos requisitos para o sistema de gestão do empreendimento. O bairro foi avaliado em relação ao cumprimento de 17 objetivos de desempenho ambiental, divididos em três grandes temas: integração e coerência do bairro; recursos naturais, qualidade ambiental e sanitária do bairro e vida social e dinâmicas econômicas. Os edifícios foram avaliados nas 14 categorias de conforto, saúde e meio ambiente, agrupadas nos temas: energia e economias, conforto de uso, saúde e segurança e meio ambiente.

Paralelamente à exposição, um elenco de especialistas do Brasil e do exterior participou da Conferência da Expo Arquitetura Sustentável. Entre os destaques estiveram Prashant Kapoor, especialista em sustentabilidade e negócios ambientais da IFC, do Banco Mundial; Jerry Yudelson, presidente da Green Building Initiative e Michele Molè, fundador do Nemesi Studio. O time de palestrantes brasileiros teve nomes como Marcos Penido, secretário da Habitação do Estado de São Paulo e José Joaquim do Amaral Ferreira, diretor da Fundação Vanzolini, detentora do selo AQUA-HQE.

A Expo Arquitetura Sustentável reuniu diversos modelos e normas de certificações reconhecidas internacionalmente, tais como HQE (França) – adaptada para o Brasil como AQUA; BREEAM e SKA RATING (Reino Unido), DGNB (Alemanha), LEED (EUA), FSC, PROCEL, A3P (Setor Público) e SELO AZUL (Brasil) terão oportunidade de exposição.

www.expoarquiteturasustentavel.com.br

voltar



  topo