Últimas Notícias - Poliuretano

XIV ENCONTRO NACIONAL DE EMPRESAS PROJETISTAS E CONSULTORES 2014 ACONTECE EM BRASÍLIA

 

Com base no tema "Certificação LEED v4 e BIM" renomados profissionais se reunirão para discutir o rumo dos projetos de climatização em questões como eficiência energética, qualidade do ar e sustentabilidade

Estão abertas as inscrições para o XIV Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores que tem como o tema "Certificação LEED v4 e BIM". Marcado para os dias 09 e 10 de outubro, o encontro é realizado pelo Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores (DNPC) da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), e têm como objetivo proporcionar atualização técnica, troca de experiência e confraternização. O evento conta com o apoio da ASHRAE e Universidade de Brasília/LaAR, com a participação na mesa redonda e a realização de uma palestra técnica. Profissionais renomados estarão á frente das palestras, onde são esperados engenheiros, técnicos, projetistas e profissionais da área. O Encontro acontecerá no Auditório da Universidade de Brasília - DF.

Para o Engº Ricardo Gibrail, atual presidente do DNPC, "este é um momento importante não só para o nosso segmento, mas para a sociedade como um todo. As variações climáticas que nos imputam escassez de água e por consequência de energia, nos fazem buscar soluções de sistemas com maior eficiência e sustentabilidade. Associadas a isso, as novas tecnologias de desenvolvimento de projetos com a utilização da Modelagem da Informação da Edificação nos fazem rever nossa estrutura,incluindo qualificação de mão de obra e custos. Baseado em todos esses aspectos focamos esta edição do encontro em Certificação LEED v4 e BIM. Estamos confiantes no sucesso do evento, não apenas para projetistas e consultores, mas também para profissionais de engenharia e arquitetura. Serão dois dias de palestras de alto nível técnico e de debates que farão diferença nos rumos de nossas atividades".

Sobre BIM
O BIM é um caminho sem volta. O mercado está disposto a pagar por esta evolução? A qualidade dos projetos, a compatibilização das interferências entre as diversas instalações e a precisão dos levantamentos de materiais são produtos que ganham com a adoção do BIM.

Para a maioria dos projetistas e consultores a tecnologia BIM já é conhecida, e há de uma forma geral uma dimensão de que a sua utilização representa no dia a dia do projetista e consultor de sistemas de ar condicionado. O que não se sabe é o tamanho do impacto das mudanças que serão necessárias, a partir do momento da decisão de projetar nos moldes do BIM.

No início dos anos 90, quando aconteceram os primeiros passos de migração dos desenvolvimentos dos projetos da antiga prancheta, régua T e esquadros para o computador via software AutoCAD em sistema operacional DOS, o impacto foi grande. Vários profissionais da área resistiram durante algum tempo, mas, foram obrigados a migrar devido aos projetos de arquitetura e demais instalações já desenvolvidos em AutoCAD, e para haver a compatibilidade dos projetos, a migração foi fundamental.

Mas, conclui-se que a mudança para o BIM terá um impacto maior do que quando projetista saíram da prancheta. Além do alto custo de investimento, a adoção do BIM implica em ter uma qualificação de mão de obra com nível superior, aquisição de software compatível para o trabalho em BIM e computadores com processadores, memória e placa gráfica adequada a rodar os modelos gerados. Tudo isso está ligado diretamente a investimentos financeiros, que impactarão nos respectivos custos dos projetos.

Mais informações sobre o Encontro e inscrições no www.abrava.com.br/projetistas-e-consultores ou com Michelle Sugisawa, michelle.souza@abrava.com.br.

Serviço

Data 09 e 10 de outubro

Horário 8h às 18h

Local Universidade de Brasília - Faculdade de Tecnologia
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Auditório Roberto Salmeron

voltar



  topo