Últimas Notícias - Poliuretano

Importantes conquistas

Em 4 anos de atuação, Abicol congrega fabricantes de colchões do Brasil inteiro


A Abicol, Associação Brasileira da Indústria de Colchões, nasceu da iniciativa de um grupo de fabricantes de colchões com o objetivo de agregar os empresários e fortalecer as relações com órgãos governamentais, estimular práticas sustentáveis e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento do setor.

Ao completar 4 anos, a ser comemorado no dia 24 de agosto, a análise do atual presidente da entidade, Luis Fernando Ferraz (foto), é de que a Abicol vem cumprindo seu papel.
"A entidade tem entre seus objetivos representar os seus associados junto ao governo, entidades, associações nacionais e internacionais, imprensa e população em geral. A associação fornece orientação ética aos associados e ao consumidor, com a finalidade de garantir a correta aplicação do conceito de dormir, bem como a melhoria na qualidade de vida, além das boas práticas de comunicação", destaca Luis Fernando.

Félix Raposo (foto), um dos fundadores da Abicol e seu primeiro presidente, lembra que a bandeira foi levantada há 20 anos. "Fizemos a primeira tentativa de criar uma entidade do setor colchoeiro em 1991", relembra, destacando que outras duas tentativas também não avançaram. "Não existia conscientização à época", admite.

Mas, como o sonho nunca foi esquecido, em 2010 um grupo de fabricantes se reuniu num evento fora do Brasil e lá a ideia começou a ganhar força. "Fizemos a primeira reunião no ano seguinte, por conta da normatização compulsória e, como o tema afetava a todos os fabricantes indistintamente, isso acabou estimulando a formação da Abicol", lembra Félix Raposo, observando que os ganhos com a união dos fabricantes foram muitos. "Antes, as informações de mercado vinham basicamente dos representantes. E, muitas vezes chegavam com vícios", afirma. Opinião compartilhada por Luis Fernando, que destaca a revisão de conceito dos empresários. "Somos concorrentes no mercado, mas aqui na entidade somos colegas e temos muitos interesses em comum", completa.

Para ambos, o mercado também amadureceu, se tornou mais exigente em relação à qualidade dos produtos. "Hoje, já temos usuários de colchão comprando o produto pela marca", comemora Félix Raposo, que tem mais de 55 anos de experiência no segmento colchoeiro.
Para Luis Fernando Ferraz, são várias as conquistas da entidade nestes primeiros 4 anos, mas a mais importante é a própria união do setor, o que vem contribuindo para que a disputa do mercado seja mais leal. "Claro que a normatização compulsória é também uma grande conquista, pois afeta diretamente na qualidade do mercado, mas a mudança de conceito dos empresários é o motor de todo avanço".

Próximos desafios

Mas, tanto Luis Fernando, quando Félix Raposo destacam o olhar no futuro que uma entidade de classe deve ter. "Nossos próximos desafios são a conclusão da normatização dos colchões de mola, a questão da logística reversa e a equalização fiscal", enfatiza Luis Fernando. Para Félix Raposo, a certeza de que estes desafios serão superados está na segurança de um presidente empenhado e comprometido com a entidade e no quadro associativo, que conta com cerca de 40 grandes fabricantes de colchões do Brasil.

"Demorou, mas conseguimos uma entidade que realmente trabalha em prol do setor colchoeiro", finaliza Raposo.

www.abicol.org

 

 

voltar



  topo