Últimas Notícias - Poliuretano

Alta qualidade e segurança: Novos grades de Elastollan para aplicações que envolvam contato com alimentos

 

Aplicações seguras de contato com alimentos com o portfólio do Elastollan FC

Ampla oferta de grades de TPU à base de éter e éster para aplicações de moldagem por injeção e extrusão

A BASF ampliou seu portfólio Elastollan (TPU, poliuretano termoplástico) para incluir grades especiais de Food Contact (FC), tornando, dessa forma, o material apto para uso em aplicações que envolvam o contato com alimentos. O novo portfólio Elastollan, que é produzido usando o sistema GMP (Good Manufacturing Practice) de garantia de qualidade, dispõe de vários grades à base de éter e éster. Eles podem ser utilizados em uma vasta gama de aplicações de moldagens por injeção e extrusão - desde correias transportadoras, filmes e tecidos até mangueiras.

Os plásticos que podem entrar em contato com os alimentos têm que cumprir os mais altos padrões de segurança e qualidade. As correias transportadoras ou mangueiras não devem, como componentes da planta, exalar quaisquer substâncias críticas que possam ser transferidas para os alimentos, alterando o sabor, odor ou a composição dos mesmos.
Os novos grades de Elastollan® FC da BASF cumprem ambas diretrizes dos regulamentos da União Europeia que regem as aplicações de contato com alimentos e os padrões do FDA americano (Food and Drug Administration). Eles também atendem aos elevados requisitos de segurança das normas GMP (Orientação para Boas Práticas de Fabricação de 2023/2006/EC) - regulamento para assegurar a qualidade dos processos de produção e ambiente, utilizados para a fabricação de materiais que entrem em contato com os alimentos.

Segurança através de fiscalização e documentação
Com a implementação de um pacote adicional de medidas como parte das normas GMP, a BASF assegura a alta qualidade do produto de forma consistente. Os elementos-chave dessas diretrizes incluem: testar a adequação dos sistemas; realizar análises de risco para determinar os riscos de contaminação; organizar a documentação completa do processo e controle de qualidade de dados; adotar ciclos de limpeza definidos; e aprovar, de forma específica, fornecedores e matérias-primas.

Na nomenclatura Elastollan, os novos grades serão identificados pela sigla "FC". Eles estarão disponíveis a partir de Janeiro de 2016.

Expansão do portfólio FC para plásticos de engenharia
Desde 2014, a BASF tem sido uma das primeiras fabricantes de plásticos a oferecer um grau especial de FC na sua linha PBT - Poli(Tereftalato de Butileno). O Ultradur® B FC 1520, por exemplo, oferece uma alta barreira ao vapor de água, oxigênio e aroma, sem a necessidade de quaisquer revestimentos adicionais. A certificação de contato com alimentos significa que a nova classe é adequada para cápsulas de café e embalagens de paredes finas moldadas por injeção para alimentos e cosméticos. Mais informações podem ser encontradas na Internet nos sites www.performance-materials.basf.com e www.elastollan.de.

voltar



  topo