Sistema adutor gigante já funciona na PB

Quatro grandes obras de tubulações em plástico reforçado, realizadas nos últimos dois anos, trouxeram água pela primeira vez ao sertão da Paraíba. A última dessas obras, já em funcionamento, é o sistema adutor Coremas-Sabugi



Já está em funcionamento o sistema adutor pressurizado gigante Coremas-Sabugi (PB), construído pela empresa brasiliense Via Dragados com tubos fornecidos pela Edra (Ipeúna, SP) na tradicionalmente carente região do interior paraibano. Com um total de 270 km de extensão, 168 km dos quais já estão em funcionamento em várias cidades, o sistema adutor é todo feito em RPVC (PVC reforçado com fibra de vidro) produzido pela Edra e vem sendo instalado à Secretaria de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Estado da Paraíba desde outubro de 2001. A primeira fase do projeto, que visa abastecer 17 cidades do semi-árido paraibano, foi entregue em maio de 2002, testado em junho do mesmo ano e está operacional desde dezembro de 2002.

O sistema adutor, dividido em linha tronco e linhas secundárias, abastece por enquanto as cidades de Patos, São Mamede, Santa Luzia e São Bentinho, ou seja, mais de 115 mil pessoas. Executada em seis meses, a obra, segundo Olíbio Dias Filho, diretor da Edra em Igarassú (BA), saiu em tempo recorde, em relação a outras obras de saneamento básico da região. “Como são incomparavelmente leves, os tubos de plástico reforçado dispensaram o uso de equipamentos especiais, o que facilitou em muito o trabalho”, disse. No total, espera-se que a obra beneficie comunidades num total de 250 mil pessoas, segundo cálculos da própria Edra.