Se tiver problema para visualizar o conteúdo clique aqui

Revestimentos de Poliuretano obtidos com Policarbonatodiol aplicados em tubulações com propriedades mecânicas e Resistência à hidrólise superiores

Com o objetivo de apresentar as mais recentes e importantes soluções em materiais de alta performance para a indústria de mineração, e visando a fabricação de equipamentos com alta resistência ao desgaste por abrasão e corrosão, será realizado em Belo Horizonte, MG, o Painel Mineração 2014.

A empresa UBE apresentará os revestimentos de diferentes natureza que se destinam a proteger os substratos, internos e externos, expostos a ambientes agressivos, incluindo abrasão, corrosão, resistência a produtos químicos ou solventes e degradação por água ou umidade. Um caso particular é a tubulação de produtos petrolíferos e de mineração no interior das quais meios corrosivos que contêm partículas sólidas circular, e para aumentar a durabilidade das tubulações são revestidos internamente para aumentar a sua vida útil e reduzir os custos de manutenção.

Estes revestimentos são geralmente à base de materiais poliméricos, mais especificamente poliuretanos semi-rígidos com resistência a erosão comparáveis a outros revestimentos mais dispendiosos.

Os revestimentos de poliuretano à base de poliéter-diol são atualmente utilizadas para as condutas, devido à sua relativa boa resistência à água, mas a sua resistência ao desgaste e estabilidade contra óleos e solventes, bem como a estabilidade térmica não são satisfatórios.

Tipicamente, estas desvantagens destes poliuretanos foram resolvidos através da incorporação de aditivos e, no caso particular de reforço da resistência à abrasão, materiais de enchimento com diferentes naturezas e tamanho foram adicionados incluindo nano-sílica, óxido de zinco ou partículas de alumina.

Em comparação com os poliuretanos obtidos a partir de poliéter ou poliéster poliol, devido à constante atração molar mais elevada de grupos carbonato, os poliuretanos preparados com policarbonato diol podem ser uma alternativa viável para melhorar as suas propriedades mecânicas e aumentar a estabilidade hidrolítica, comunicando adicionalmente boas propriedades elastoméricas e comportamento adequado a baixa temperatura.

Por conta destas características particulares e únicas do policarbonato diol, neste estudo vários revestimentos de poliuretano foram sintetizados por meio de diferentes misturas de poliéter diol + policarbonato diol para alcançar uma melhoria substancial na dureza e resistência ao desgaste em revestimentos internos de gasodutos, adicionais para melhores propriedades mecânicas e estabilidade hidrolítica.

O Painel Mineração é gratuito, dirigido a um público exclusivo de profissionais responsáveis diretos ou especificadores de materiais e/ou equipamentos nos departamentos de produção e manutenção de empresas de mineração.

Faça sua inscrição GRATUITA para o evento deste ano.

Esta mensagem é enviada com a complacência da nova legislação sobre correio eletrônico, Seção 301, Parágrafo (a) (2) (c) Decreto S.1618, Título Terceiro aprovado pelo "105 Congresso Base das Normativas Internacionais sobre o SPAM". Este E-mail não poderá ser considerado SPAM quando inclua uma forma de ser removido. Para ser removido em futuros correios, simplesmente responda indicando no Assunto ou no Corpo da mensagem: REMOVER