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Composites termoplásticos para peças estruturais automotivas


Michel Glotin, da Arkema, explicou que os composites reforçados com fibras contínuas (CFR) são vistos atualmente como o fator de contribuição chave dos objetivos de redução de peso na indústria automotiva. Nestas aplicações, a produção de peças estruturais é, na maioria das vezes, realizada com o uso de processos de alta pressão de moldagem por transferência de resina (HP-RTM). Um dos desafios ainda presentes para que esta tecnologia entre no mercado automotivo de massa é alcançar um ciclo de tempo geral de produção de peças 2 minutos mais curto, o que pode ser traduzido em tempos de cura ainda menores para as resinas que cumprem o papel de matriz durante os processos de manufatura HP-RTM.

Mudar para os composites termoplásticos oferece diversas vantagens nas propriedades da peça final e na reciclabilidade, mas também na redução do ciclo de tempo. Várias opções de tecnologias são agora propostas e estão em desenvolvimento com o objetivo de alcançar estes benefícios em custos de peças compatíveis com o mercado automotivo de massa.

Alguns targets de performance para as peças estruturais automotivas de composites como resistências mecância, química e à temperatura reduzem a escolha de possíveis matrizes termoplásticas, sendo as matrizes mais citadas o polipropileno e as poliamidas, duas famílias de polímeros semicristalinos já amplamente usadas na indústria automotiva para a injeção de peças moldadas. Para considerar o uso do PP ou PA em composites CFR-TP em peças automotivas estruturais, é preciso, entretanto, considerar a viabilidade de um processo para fabricar a peça final em composites dentro de um ciclo de tempo definido, que é estimado em 2 minutos mais curto para a grande produção de veículos em série.

A apresentação comparou várias tecnologias:  

  1. Thermo-stamping de prepregs composites CFR-TP
  2. Automated Tape Lay-up
  3. T-RTM (moldagem por transferência de resina termoplástica)
  4. Pultrusão com resina termoplástica.

As vantagens e desvantagens destas tecnologias forma apresentadas e algumas questões muito importantes precisam ser resolvidas para que estas tecnologias obtenham sucesso comercial nas aplicações automotivas de massa.

O descritivo completo desta tecnologia pode ser visto no site www.tecnologiademateriais.com.br – consulta – automotivo – ou clicando “Thermoplastic Composites for automotive structural parts:  meeting the 2 minutes challenge” ou clicando AQUI.



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